A Pré-Conferência Municipal de Cultura de Contagem, realizada nesta quinta-feira (13/11), reuniu artistas, produtores, coletivos, trabalhadores e trabalhadoras da cultura em um encontro online marcado pela expressiva participação e pela qualidade dos debates. Mesmo em formato virtual, a atividade demonstrou a força do setor cultural contagense e o compromisso coletivo com a construção do futuro das políticas culturais do município.
A diretora de Fomento e Economia Criativa, Andrezza Coutinho, destacou o engajamento da comunidade cultural e reforçou o papel estratégico desse momento preparatório. “A participação foi muito importante, tivemos uma adesão forte, mesmo sendo online. Isso mostra o compromisso do setor e indica que a IV Conferência será muito potente.”
Ao longo da noite, os inscritos se dividiram em três eixos temáticos - Fomento e Economia da Cultura; Patrimônio, Memória e Identidades; e Formação, Produção e Difusão Cultural - para debater prioridades, organizar propostas e eleger delegados(as) que representarão cada grupo na plenária final. Foram eleitos representantes da sociedade civil e do poder público, fortalecendo a diversidade de vozes que irão compor a próxima etapa.
Para a operária cultural, Poliane Dias, o encontro reforçou a maturidade do debate sobre o setor na cidade. Ela destacou que o grupo apresentou contribuições qualificadas e construtivas. “O debate do nosso grupo na pré-conferência ontem foi extremamente rico. Houve divergências, sim, mas todas muito qualificadas.” Segundo ela, a escuta e o diálogo demonstraram o compromisso de quem constrói a cultura na cidade.
O historiador Túlio Araújo, eleito delegado titular, ressaltou a profundidade das discussões e a relevância das pautas levantadas: “O debate da Pré-Conferência do Eixo II foi de uma riqueza e pluralidade que atestam o vigor da nossa sociedade civil.” Entre os temas debatidos estiveram a valorização das culturas populares e urbanas, a proteção das memórias periféricas, editais específicos para comunidades tradicionais e a necessidade de garantir maior orçamento para a cultura.
O fotógrafo e produtor cultural Gil Silva também avaliou positivamente o encontro preparatório e reforçou suas expectativas para a etapa final da Conferência: “A chegada da 4ª Conferência Municipal de Cultura me traz grandes expectativas, pois será um espaço essencial para discutirmos as políticas públicas culturais da nossa cidade. Acredito que as conferências são momentos importantes de debate, proposição e aprendizado sobre a cultura local. Minha expectativa é que as propostas construídas sejam ouvidas, acolhidas e efetivamente implementadas em parceria com o poder público.”
Ele completou destacando o ambiente de escuta e colaboração: “Fomos ouvidos, trocamos experiências e cada proposta mostrou o compromisso de quem faz cultura no dia a dia.”
A Pré-Conferência consolida uma etapa essencial de participação social, garantindo que as vozes do território, das diferentes linguagens e das diversas identidades culturais estejam representadas na construção do novo Plano Municipal de Cultura.
IV Conferência Municipal de Cultura de Contagem
A IV Conferência Municipal de Cultura de Contagem será um espaço democrático que definirá as diretrizes e metas da política cultural para a próxima década (2026–2035). O processo foi dividido em quatro etapas participativas, encontros autônomos, participação popular na Plataforma Decide Contagem, Pré-Conferência Municipal de Cultura (realizada no formato online) e a plenária final.
A plenária final, última fase do processo, será realizada nos dias 28 e 29 de novembro, na sede da Prefeitura de Contagem. Nessa etapa, serão debatidas, consolidadas e votadas as ações que integrarão o novo Plano Municipal de Cultura.
Serviço
Plenária Final
Datas: 28 e 29 de novembro
Local: Prefeitura de Contagem — praça Presidente Tancredo Neves, 200, bairro Camilo Alves
Informações: conferenciacultura@contagem.mg.gov.br









