O cuidado com a natureza é fundamental, o verde das árvores trazem tranquilidade e qualidade de vida, proporcionando ar fresco e deixando a cidade ainda mais bonita. A Prefeitura de Contagem, na busca pela preservação do meio ambiente, está instalando gradis na avenida João César de Oliveira para evitar o problema de depredação das mudas.
O gerente de arborização da Autarquia Municipal de Parques e Praças de Contagem (Conparq), Lucas Marinho, que está à frente do trabalho de proteção, destacou como as mudas colaboram para deixar o espaço urbano mais agradável. “Atualmente, na cidade, principalmente na João César, as árvores crescem rápido e já oferecem sombra aos moradores. Porém, o excesso de depredação tem causado danos à natureza. Atualmente,o vandalismo corresponde por 70% das perdas; os outros 30% ocorrem por problemas de viveiro, transporte ou adaptação. Mas hoje, o maior desafio é justamente a depredação”.
Ele completa enfatizando a necessidade de compreensão das pessoas sobre o cuidado com a natureza. “Sendo assim, o gradil se mostra como uma solução para tentar reduzir esse problema. Muitas vezes, a gente percebe, trabalhando na rua, que as pessoas ainda têm, em mente, que a planta é um objeto e não um ser. Da mesma forma que você não danifica uma pessoa ou animal, você não deve fazer o mesmo com as plantas”, salientou.
Marinho, ainda, explica que com a instalação dos gradis, também, será possível firmar parcerias de zeladoria com instituições privadas, oferecendo visibilidade a essas empresas . “Esse processo de garantir a proteção das plantas é uma proposta que busca dar certo. A empresa interessada, poderá ‘adotar’ as plantas, cuidar delas e acompanhar o desenvolvimento das árvores. Como contrapartida, o empresário ganha visibilidade e constrói uma marca que preza pela responsabilidade ambiental. Contamos com o apoio de todos, porque com ou sem o gradil, se alguém quiser destruir a natureza, ela conseguirá. Então o amor pela natureza, a compreensão e a educação ambiental de todos, é essencial”, finalizou.
A vendedora de títulos de capitalização (Minas cap), dona Maria Joana, trabalha pelas ruas da avenida, passando pelo sol de cada dia. Ela relata como as árvores plantadas proporcionam sombra e um lugar agradável para descansar/ficar durante seu horário de serviço. “É um presente de Deus poder ter uma sombra para eu vender meu Minas Cap, está maravilhoso! Só tenho a agradecer o trabalho da Conparq e a Deus por proporcionar essa sombra maravilhosa”.
Processo de arborização em andamento
A instalação dos gradis faz parte do projeto “Cuidar do verde”, desenvolvido pela Autarquia Municipal de Parques e Praças de Contagem (Conparq). O processo de instalação destes equipamentos, assim como a arborização da João César, está sendo feito por trechos. O primeiro deles, próximo à Estação Juventude, está quase concluído. A empresa que adotou esse local é a Santa Cruz. Posteriormente, será realizado na região do Big Shopping, próximo ao Oiapoque, tendo como adotantes o Big Shopping e o Oiapoque. A instalação vai sendo feita à medida que o projeto recebe mais colaborações, com pretensão de avançar para todas as regiões da cidade.
O projeto “Cuidar do verde” consiste em fazer parcerias com o setor público e privado, visando promover a adoção de árvores, praças, parques, jardins, canteiros e áreas verdes da cidade. Os adotantes ficam responsáveis pela manutenção e conservação do local e, ainda, recebem selo socioambiental, ganhando espaço para fazer sua publicidade em placas com sua marca.
CLIQUE AQUI e saiba como ser parceiro do projeto.
Instalação de grades de proteção para mudas com o apoio de parceiros. Fotos: Ricardo Lima/PMC