Contagem participará da 23ª Semana Nacional de Museus com uma programação repleta de atividades que buscam conectar a população à história e à cultura da cidade. O evento, que ocorre anualmente em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), é uma excelente oportunidade para refletir sobre a importância do patrimônio cultural e o papel das instituições na preservação da memória coletiva.
Neste ano, haverá atividades que vão desde exposições artísticas até rodas de conversa. Uma das grandes atrações será a entrega do Inventário de Proteção do Patrimônio Cultural para a Batalha de Conhecimento: Segunda Rap, que será realizada na segunda-feira (12/5), às 19h30.
Além disso, a Casa de Cultura Nair Mendes Moreira receberá o público na próxima quinta-feira (15/5) para a exibição do filme “13 de Maio: A Abolição da Escravatura”, produzido pela Comunidade Quilombola dos Arturos em parceria com a produtora Encruza.
“O nosso filme convida o público a refletir sobre o significado da liberdade e sobre a importância da preservação cultural e da necessidade de continuar a luta por igualdade e justiça social”, destaca a coordenadora-geral do projeto, Gracielly Naiara Silva. A sessão será seguida por uma roda de conversa que abordará o uso da tecnologia na preservação dos saberes.
A roda de conversa “Novas Tecnologias: Desafios e Potenciais na Difusão de Saberes e Atividades”, que acontecerá na terça-feira (13/5), também na Casa de Cultura Nair Mendes Moreira, reunirá representantes de grupos culturais e especialistas para debater o impacto das novas tecnologias na disseminação de saberes tradicionais e culturais. O encontro promete ser um momento de aprendizado e troca de experiências entre diferentes grupos da cidade, incluindo o Coletivo Batalha da Jabu, a Tenda de Umbanda Pai André de Aruanda e a Casa de Caridade Vovô Pedro de Aruanda, que está completando 25 anos de existência.
A programação ainda conta com exposições únicas, como a exibição do painel da renomada artista Yara Tupynambá, que estará disponível na quarta-feira (14/5), e a mostra “Pardo é Papel: se Maxwell Alexandre pensasse o brincar”, que será apresentada no dia 16 de maio. Ambas as exposições estarão abertas para visitação durante o dia, no prédio da Secretaria de Educação, oferecendo uma oportunidade única de imersão nas produções de artistas que têm a cidade de Contagem como referência em suas obras.
A diretora de Memória e Patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), Gabrielle Vaz, destacou a importância desta edição. “A Semana Nacional de Museus vai ser muito importante este ano, especialmente por conta da temática que aborda patrimônio material e tecnologia. Em Contagem, temos trabalhado bastante com isso. Então, esse conjunto de ações será fundamental para despertar essa temática e refletir sobre como ela se concretiza no município.”
A entrada para todas as atividades é gratuita, e a programação está aberta a todos os públicos. Fique de olho nos horários e datas para não perder nenhum dos momentos especiais que Contagem preparou para celebrar a Semana Nacional de Museus.
Programação:
Entrega do Inventário de Proteção do Patrimônio Cultural
Data: 12/5 (segunda-feira)
Horário: 19h30 às 20h
Local: rua Portugal, 370 – Eldorado
Roda de Conversa: Novas Tecnologias – Desafios e Potenciais na Difusão de Saberes e Atividades
Data: 13/5 (terça-feira)
Horário: 19h15 às 21h
Local: Casa de Cultura Nair Mendes Moreira – Museu Histórico de Contagem
Praça Vereador Josias Belém, 01 – Sede
Exposição do Painel da artista Yara Tupynambá
Data: 14/5 (quarta-feira)
Horário: 9h às 17h
Local: Seduc – rua Coimbra, 100 – Santa Cruz Industrial
Noite Mineira de Museus e Bibliotecas – Exibição do filme “13 de Maio: A Abolição da Escravatura”
Data: 15/5 (quinta-feira)
Horário: 19h às 22h
Local: Casa de Cultura Nair Mendes Moreira – Museu Histórico de Contagem
Praça Vereador Josias Belém, 01 – Sede