Na última segunda-feira (10/02), a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de Contagem recebeu a visita do secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Bruno Renato Nascimento Teixeira. Durante o encontro, foram discutidas estratégias para fortalecer a atuação da cidade na promoção dos direitos humanos, especialmente, para a população em situação de vulnerabilidade. A reunião contou com a presença do secretário de Direitos Humanos de Contagem, Marcelo Lino, da subsecretária da pasta, Lorena Lemos, além de outros profissionais que apresentaram projetos voltados à ampliação das políticas públicas para grupos historicamente marginalizados.
O secretário nacional destacou a importância de reconstruir programas e iniciativas que foram impactados por anos desafiadores. Ele avaliou a necessidade de um esforço conjunto entre diferentes esferas de governo e da sociedade civil. Um dos principais pontos debatidos foi a criação de uma abordagem interdisciplinar para a implementação de políticas voltadas às pessoas em situação de rua. A proposta inclui a integração de áreas como saúde, educação, segurança e assistência social, garantindo acesso a equipamentos públicos e serviços essenciais. Dentro dessa perspectiva, foi apresentado o Programa Moradia Cidadã e o Plano Ruas Visíveis do governo federal.
Outro destaque foi a estruturação de um ponto de apoio, uma unidade móvel que servirá como suporte imediato para pessoas que vivem nas ruas, fornecendo acolhimento, informações e direcionamento para serviços públicos. A proposta faz parte do esforço de Contagem para se tornar um polo de direitos humanos para toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Além das discussões sobre políticas públicas, o encontro também marcou o início de um diálogo mais próximo entre a Secretaria Nacional de Direitos Humanos e Cidadania e a população de Contagem. “A visita do secretário nacional reforça o compromisso da cidade com a ampliação dos direitos humanos e a implementação de políticas que garantam dignidade e inclusão para todos”, afirmou Marcelo Lino.
Para o secretário nacional Bruno Renato, Contagem pode ser considerada uma cidade referência na RMBH. “Na manha de hoje dialogamos sobre diversas parcerias no município de Contagem, pude conhecer diversos espaços de acolhimento. É o governo federal chegando nos municípios, fazendo um diálogo com os gestores municipais para pensarmos na melhor forma de construir equipamentos em direitos humanos. Conhecer as iniciativas já desenvolvidas aqui em Contagem é muito importante para que a gente possa levar de exemplo para outros municípios que precisam”, afirmou.