Os avanços proporcionados pelo Centro de Apoio Hospitalar (CAH) do Complexo Hospitalar de Contagem (CHC) estão ainda mais evidentes, após os seis primeiros meses de atividade. Estruturado para abrigar toda a área administrativa e outros serviços essenciais, mas não diretamente assistenciais, o CAH é a consolidação de mais uma etapa do plano de modernização das unidades de urgência e emergência do município, trazendo maior comodidade e bem-estar aos colaboradores e possibilitando a ampliação e melhorias no atendimento à população.
Entre os avanços se destaca a liberação de uma área nobre do hospital, com localização próximo ao bloco cirúrgico, às enfermarias e ao CTI, e que será destinada à assistência aos pacientes, com a criação de uma nova sala com 32 leitos. Isso vai possibilitar aproximadamente 1.600 internações a mais por ano, um ganho enorme para a população.
Além disso, a concentração de todos os setores da área administrativa, principalmente a gestão de pessoas - departamento pessoal, recursos humanos, saúde e segurança do trabalho, além do Núcleo de Ensino e Pesquisa, torna, ainda mais fácil para o colaborador, ter acesso a esses serviços. Outro avanço é a sala de treinamentos, que vem possibilitando a qualificação contínua dos profissionais que atuam no Complexo Hospitalar.
Cozinha industrial e refeitório
Um dos destaques do CAH é a cozinha industrial e o refeitório, que já impacta positivamente o dia a dia dos colaboradores, proporcionando mais bem-estar e aumento do controle e da segurança sobre os alimentos produzidos. São mais de 1.300 refeições servidas no local, entre café da manhã e da tarde, almoço, jantar e ceia (última refeição da noite). Outras 800 marmitas são entregues, diariamente, para pacientes e acompanhantes no Complexo Hospitalar. Outra evolução importante são as catracas de controle de acesso com reconhecimento facial, que proporcionam maior controle e segurança para todos.
Segundo a chefe do Serviço de Nutrição, Dietética e Lactário do SSA Contagem, Ana Luiza da Silva Emigdio, são muitos os avanços com a nova cozinha industrial e o refeitório. “Além do aumento na capacidade de produção e da melhoria na qualidade nutricional das refeições, os equipamentos mais modernos e o espaço adequado permitem produzir os alimentos de maneira mais eficiente, reduz o tempo de preparo e possibilita implementar indicadores e melhorar os processos”, explicou.
Almoxarifado
Com o Centro de Apoio Hospitalar também foi possível transferir o almoxarifado, que antes funcionava em uma área limitada no subsolo do Hospital Municipal e hoje possui aproximadamente 1.000 m² de área. O armazenamento vertical dos materiais traz inúmeros benefícios, entre eles a eficiência na separação dos insumos, com o agrupamento por categorias, além do aumento na precisão do estoque em função da organização e otimização dos espaços.
De acordo com a coordenadora do almoxarifado, Adrienne Rodrigues de Melo Fontes, a mudança também contribuiu significativamente para a melhoria nos processos. “Hoje podemos oferecer um atendimento mais ágil aos colaboradores, que utilizam os interfones e evitam uma espera desnecessária, bem como aos fornecedores, uma vez que a entrada é por um acesso fora do fluxo do CHC e possui portas adequadas para expedição e recebimento das mercadorias”, afirmou.
Os avanços proporcionados pelo Centro de Apoio Hospitalar (CAH) do Complexo Hospitalar de Contagem (CHC) estão ainda mais evidentes, após os seis primeiros meses de atividade Fotos: Luci Sallum/PMC
Central de Abastecimento Farmacêutico
Importante na assistência aos pacientes do Complexo Hospitalar, a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) é responsável pela distribuição de medicamentos e materiais médicos. Sua transferência para o Centro de Apoio Hospitalar trouxe diversos benefícios, entre eles, uma melhor organização dos diversos tipos de insumos, como medicamentos, produtos de controle especial e materiais por finalidade de uso, além de uma área para recebimento e, outra, para unitarização e identificação dos produtos fracionados.
Para o gerente da CAF e Assistência Farmacêutica, Sandro Aurélio Silva Brasileiro, o novo espaço contribui para otimizar os processos, permitindo um armazenamento verticalizado e a alocação de forma mais segura e racional dos medicamentos. “O fluxo interno de separação, montagem de pedidos e distribuição ganhou maior fluidez e agilidade. Assim, a qualidade dos produtos ficou garantida e o controle e monitoramento dos processos mais efetivos”, disse.
Resíduos sólidos
Outro grande avanço foi a entrega do novo abrigo de resíduos sólidos, que ampliou a capacidade e melhorou a gestão desses materiais. Para se ter uma ideia da importância, somente o Complexo Hospitalar produziu, entre janeiro e novembro de 2024, mais de 261 toneladas de resíduos do tipo A - infectantes, uma média de 23,7 toneladas por mês, 26 toneladas do tipo D - comum reciclável (2,4t. por mês), quase 26 toneladas do tipo E - perfurocortantes (2,3t. por mês), além de 766,7 quilos de resíduos do tipo B, que são de produtos químicos (quase 70 Kg mês).
A gestora de Apoio Assistencial do SSA Contagem, Paula Gonçalves Nasser, relatou que esses números não incluem os resíduos comuns não recicláveis, cuja coleta é feita diretamente pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU): “Contamos com profissionais do serviço de biossegurança que desenvolvem um trabalho de excelência, melhorando continuamente os processos, o que traz um benefício não só para a instituição, mas também para a segurança das pessoas e o meio ambiente”.