No sábado (11/1), a prefeita Marília Campos visitou o bairro Santa Maria para dialogar com os moradores e fiscalizar as intervenções da Bacia da Toshiba, que estão sendo realizadas pelo governo do Estado.
Em razão das fortes chuvas registradas no fim de 2024 e no início deste ano, ocorreram alagamentos na rua Arterial. No local, a bacia de contenção de cheias está sendo construída exatamente para impedir as enchentes e melhorar o escoamento do Córrego Riacho das Pedras. A bacia da Toshiba foi conquista da articulação da prefeita Marília Campos com o governo do Estado.
A previsão de entrega das obras é para maio deste ano. No entanto, a construção de uma galeria para conectar a bacia, a instalação de bocas de lobo e a drenagem de outras vias da região ainda serão executadas.
Marília Campos afirmou que essa obra é fundamental para evitar inundações na região, proporcionando mais segurança e melhorando a qualidade de vida de todos os moradores. “De forma paliativa, as bocas de lobo já estão sendo instaladas. A solução, de fato, só vai acontecer após o período de chuvas, quando a empresa responsável vai iniciar a construção de uma galeria, que tem toda potência para drenar a água da chuva para o canal e resolver os problemas não só desta rua, mas também da avenida Dois e dos alagamentos nas proximidades da rua Santa Margarida e de outras vias da região”, disse.
A subsecretária de Edificações da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) de Minas Gerais, Débora Dias do Carmo, reforçou que todas as providências foram tomadas para que esse tipo de enchente não aconteça novamente. “E, principalmente, estamos planejando ações como a instalação de tráfego e a locomoção das pessoas aqui na região. É importante destacar que a bacia já se encontra plenamente funcional. No entanto, as obras do entorno serão concluídas ainda no primeiro semestre de 2025”.
Durante o encontro, os moradores apresentaram algumas demandas à prefeita, como: melhorias na circulação de veículos durante as intervenções, manutenção das vias, a reforma e arborização da praça e a construção de uma ciclovia. “Vamos estudar a viabilidade dessas propostas e buscar soluções em parceria com as empresas da região para os problemas relacionados ao estacionamento de carretas e caminhões”, disse a prefeita.
Prefeita conversou com moradores da região que serão beneficiados com o fim dos alagamentos - Foto: Fábio Silva/PMC
Por fim, uma comissão de moradores foi formada com o objetivo de auxiliar na fiscalização das obras e ser um ponto de apoio entre todos os envolvidos, garantindo a comunicação entre as esferas e, claro, o atendimento das necessidades.
Também participaram da agenda o vice-prefeito Ricardo Faria; o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Rômulo Perilli; a secretária de Defesa Social, Viviane França; a subsecretária de Governo, Michele Castro; o representante da DER Bacias Contagem, Gustavo Albuquerque; representante da Copasa, Ana Paula Moreira; o administrador Regional Industrial, Adilson Dutra, além dos vereadores Adriana Souza e Léo da Academia e a líder comunitária Fatinha Manancial.