Na semana passada, foram iniciadas as obras para a construção do Terminal de Passageiros Sede, responsável pela integração de todo o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), que vai trazer mais conforto para o usuário do transporte coletivo e visa melhorar o tráfego na cidade. Com previsão de conclusão no prazo de 12 meses, a obra fica fica entre o 18° Batalhão da Polícia Militar e o viaduto Beatriz, na avenida João César de Oliveira, sentido Eldorado. Com isso, a pista no sentido Eldorado irá operar com novo traçado, direcionando o fluxo para a pista marginal.
Inicialmente, não haverá intervenção na faixa de rolamento no sentido Sede, permitindo o fluxo normal de veículos, no entanto, os motoristas que vierem da rua Pará de Minas não poderão mais atravessar a avenida João César de Oliveira devido às instalações do terminal, devendo os condutores que quiserem ir sentido Eldorado, fazer o retorno na praça dos Pinheiros. A construção do terminal Sede será executada pelo Consórcio Integração Beatriz, vencedor da licitação e prevê um investimento inicial de mais de R$ 42 milhões, financiados pela Corporação Andina de Fomento (CAF).
Na opinião da diretora de Operação de Trânsito da Transcon, Mariele Marília Santos, as intervenções não irão impactar o fluxo de veículos. “A avenida João César de Oliveira permanecerá com três faixas, não havendo retenção significativa por causa desta obra. Quem trafega no sentido Eldorado será deslocado para a pista lateral, algo necessário para a construção do Terminal Sede”, destacou.
Mariele salientou, ainda, que os pontos de ônibus foram deslocados para o desvio à direita, na mesma direção, mas na pista lateral. “Pedimos aos condutores que prestem atenção nas sinalizações, pois toda mudança, principalmente no início, requer adaptações, que são necessárias para evitar alguma intercorrência. Foram instalados redutores de velocidade, faixas de sinalização e de pedestres, para orientar as pessoas que passarem pelo local”, explicou.
Atualmente, 22 linhas passam pelo local onde o terminal será implantado. No sentido Centro, são 19. Juntas, elas transportaram, mensalmente, cerca de 1,2 milhão de passageiros, representando 62% do total atendido no período.
O Terminal Sede vai funcionar como o principal ponto de integração do SIM, pois será a junção dos corredores de transporte Norte-Sul, que liga Nova Contagem à Cidade Industrial, e Leste-Oeste, que liga Petrolândia ao Ressaca. O novo terminal terá uma plataforma de embarque e desembarque municipal; uma outra, de embarque e desembarque metropolitano; uma área para permitir a circulação e retorno de ônibus com entrada e saída direta dos terminais, além de área de convivência com quiosques, sanitários e área de apoio aos motoristas.
Sistema Integrado de Mobilidade
O SIM terá quatro terminais: Ressaca e Petrolândia (finalizados); Sede (iníciado) e Vargem das Flores (em breve será licitado). O Terminal Ressaca fica na avenida Severino Ballesteros Rodrigues, em frente ao Shopping Contagem; e Petrolândia, na Via Expressa, no limite dos bairros Santa Helena e Petrolândia. Além dos terminais, o sistema conta ainda com dez estações, já concluídas. Finalizados todos os terminais, o SIM estará pronto para entrar em funcionamento, contribuindo para a melhoria do trânsito e do transporte de passageiros de Contagem e Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Confira todas as intervenções para a construção do Terminal Sede: