A Prefeitura realizou na tarde de terça-feira (3/12), no salão multiuso da Administração Regional Industrial, uma reunião com moradores e comerciantes para informar o andamento das obras para contenção de enchentes na Bacia B5 (Toshiba/rua Arterial) e a macrodrenagem na av. Alvarenga Peixoto, no bairro Amazonas.
Representantes da Poros Construtora, empresa de engenharia responsável pela execução da obra obra extensa de canalização na rua Arterial e construção da bacia de contenção, realizada pelo governo do Estado em parceria com a Prefeitura, destacaram que, devido ao período chuvoso, a interligação entre o córrego e a bacia está prevista para ser executada em março, com entrega total da obra e requalificação da via em maio de 2025.
Moradores, conselheiros da Regional e comerciantes esclareceram dúvidas e foram informados sobre o andamento das obras de prevenção a alagamentos na região Industrial
Fotos: equipe Regional Industrial/PMC
Para melhorar a mobilidade no local, atendendo ao pedido dos moradores, será realizada uma intervenção provisória na esquina da rua Seis, com manutenção periódica, até o fim do período das chuvas. Será executada ainda pavimentação de um trecho da rua Arterial (entre as ruas dois e três).
Na oportunidade, também foi informado que, com a previsão de estiagem das chuvas, a pavimentação do trecho final e ajustes nos canteiros da av. Alvarenga Peixoto iniciam na sexta-feira (6/12).
Para dinamizar a comunicação com a população local, ficou acordado, também, incrementar o trabalho local do plantão social da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais, parceira da obra com a Prefeitura de Contagem, centralizando as informações na Administração Regional Industrial.
Para Cláudia Estevão Roberto, moradora do bairro Santa Maria e conselheira Regional do Industrial, reuniões desse tipo são esclarecedoras e uma excelente oportunidade para estreitar o diálogo com o poder público. “Muito produtivo! A Unidade de Execução Local (UEL) do governo do Estado aprovou a sugestão de melhorar o trabalho da assistência social com a comunidade”, destacou.
Comerciante na av. Alvarenga Peixoto, Ednei Souza Melo ressaltou que imprevistos são comuns em obras e elogiou a iniciativa. “Fizemos uma reforma recente na loja. O estresse é normal, pois uma obra depende de muitas coisas. A boa notícia foi anunciar a conclusão a partir de sexta-feira. Fico tranquilo!”, disse o empresário.
Presentes à reunião, representantes do governo do Estado, Secretaria de Obras e Serviços Urbanos de Contagem, Administração Regional Industrial, vereadores, Poros Construtora, além da população local.