Contagem vai modernizar e organizar o sistema de vagas rotativas nas regiões centrais da cidade, além de facilitar o acesso aos serviços voltados à circulação de veículos e pessoas.
A partir do dia 4 de novembro, a Transcon lançará o aplicativo “Transcon APP”, que terá a primeira fase de implantação na região do Eldorado. Até o dia 17 de novembro, os usuários poderão baixar o APP. A compra dos créditos deverá ser feita a partir do dia 18 de novembro. Segundo a Transcon, os primeiros 14 dias (4 a 17/11) serão para adaptação dos usuários ao novo modelo de rotativo e para orientação. Para isso, a autarquia irá disponibilizar uma equipe de orientação nas ruas do Eldorado com estacionamento rotativo para auxiliar as pessoas a baixarem o aplicativo.
A cobrança e fiscalização só iniciará a partir de 18 de novembro.
Como já acontece em várias cidades brasileiras, inclusive em Belo Horizonte, o novo aplicativo vai simplificar o tempo de quem precisa estacionar nestas áreas, democratizar o acesso às vagas, ampliando a oferta nas ruas em que a concentração de comércios, clínicas médicas, veículos e pessoas é alta e organizar o trânsito da cidade.
“Trata-se de um sistema prático, que democratiza o uso das vagas de estacionamento, garantindo maior rotatividade e acesso igualitário. É fundamental que as pessoas entendam que as vagas e as ruas não têm proprietários. O rotativo promove um trânsito mais organizado e facilita o acesso tanto aos serviços quanto ao comércio local”, destacou o vice-presidente da Transcon, Leonardo Reis.
Tire abaixo as dúvidas sobre o aplicativo e o estacionamento rotativo digital.
Quando começa a valer o aplicativo?
A partir do dia 4/11, você poderá baixar o aplicativo. O serviço estará em fase de testes até 17/11 e não será cobrado. A cobrança começa a valer a partir do dia 18/11.
Como utilizar o Transcon APP?
Para utilizar o Transcon APP, basta baixá-lo pelo celular (clique aqui para baixar o aplicativo), fazer o cadastro com os dados do veículo, como nome, telefone, CPF e placa. No momento em que for estacionar, o usuário deve efetuar a compra dos créditos e ativar o rotativo.
É importante que escolha o período conforme a sinalização de trânsito no local, que pode ser de 1h, 2h ou 4h.
O acesso ao aplicativo Transcon APP pode ser feito também por meio do QR Code que estará disponível nos locais de vagas na cidade. Basta que o usuário aponte a câmera do celular para o QR Code, que já cairá nas lojas IOS ou Androide onde o APP poderá ser baixado.
Ao estacionar
*Identifique na via pública o tempo de permanência da vaga
*Acesse seu aplicativo e selecione a opção rotativo
*Selecione o veículo cadastrado
* Compre créditos no PIX ou em pontos de venda na rergião
*Ative e comece a usar
OBS: O aplicativo te enviará uma notificação quando estiver prestes a atingir o tempo limite. Caso queira permanecer na vaga, é necessário renovar os créditos e ativar um novo período
Onde baixar o Transcon APP?
• Ir na Play Store e App Store do celular
• Por meio do QR Code presente na baliza das placas de estacionamento
• Perfis oficiais da Prefeitura de Contagem e da TransCon
Como comprar os créditos ?
• Clique em Comprar Rotativo
• Selecione a quantidade de créditos
• Copie o código PIX
• Realize o pagamento no banco de sua preferência
• Aguarde a creditação no aplicativo
Quais são os canais de atendimento da Transcon?
WhatsApp e Telefone: 3329-3364
Quando foi implantado o sistema rotativo em Contagem?
A Transcon informa que o sistema de estacionamento rotativo existe, em Contagem, desde 2007. Neste ano, houve uma concessão de exploração deste serviço com prazo contratual de 15 anos. Inicialmente, a tecnologia adotada pela empresa que ganhou a concessão era o Paquímetro, em que os condutores adquiriram créditos por meio de um botton. Em 2018, uma nova tecnologia, por meio de aplicativo, foi implementada conforme previsto em contrato. No entanto, logo em seguida veio a pandemia e houve uma queda na utilização. O aplicativo, que era pouco funcional, acabou tornando-se inoperante e obsoleto. O contrato foi finalizado em 2022. Desde então, a Transcon trabalha no desenvolvimento de uma tecnologia própria, de fácil utilização, que pode ser acionada com poucos cliques e que oferece outras funcionalidades (serviços). Essa tecnologia é o aplicativo atual, lançado recentemente.Clique aqui para baixar o aplicativo.
Todas as ruas do Eldorado terão rotativo?
Não. O rotativo só será implantado apenas nas principais vias da região, aquelas que possuem grande rotatividade de veículos para estacionar. As ruas em verde serão aquelas que terão o estacionamento rotativo
Qual o período de permanência ?
Ao estacionar, o motorista efetua a compra dos créditos e ativa o rotativo, escolhendo o período de permanência, conforme a sinalização de trânsito no local, que pode ser de 1h, 2h ou 4h. Após o término do tempo escolhido, o condutor deverá liberar a vaga para outro veículo. Além disso, os usuários que adquirirem créditos poderão contar com um bônus de 30 minutos.
Qual o valor do rotativo (unidade)?
R$ 4,50. O valor para o rotativo é único. O que altera é o tempo, podendo ser 1h, 2h ou 4h, conforme for determinado na via ou escolha do usuário.
A cada compra de créditos, o condutor ganhará um bônus de 30 minutos sem prazo de validade para a utilização.
Qual a forma de pagamento para adquirir o crédito ?
Como forma de pagamento, o novo sistema de rotativo digital adotará, primeiramente, o PIX e a compra de créditos em pontos de vendas das regiões de Contagem.
A escolha do PIX foi feita considerando a facilidade e segurança que o método oferece em relação aos dados dos usuários. Em caso de perda ou roubo do dispositivo, não há risco de exposição de dados bancários, pois o sistema não armazena informações sensíveis, como números de cartão ou conta corrente. O PIX foi selecionado também por ser uma opção amplamente utilizada e de operação rápida, permitindo ao usuário gerar e realizar o pagamento com apenas dois cliques.
Quem não tiver o aplicativo instalado e PIX, como poderá adquirir os créditos?
Caso o condutor não tenha PIX, ele pode adquirir os créditos nos pontos de vendas credenciados pela Transcon. Em breve, haverá pontos avulsos para o rotativo, situados em estabelecimentos comerciais da região. Esses pontos estão sendo credenciados e serão divulgados amplamente para que a população possa acessar as vagas de estacionamento com facilidade.
Como funcionará o Posto de Venda (PDV)
Ao se dirigir a um PDV, o condutor irá solicitar a compra do crédito e a ativação do rotativo. O comprovante será enviado via SMS para o número do celular informado pelo condutor. Ele não receberá “nenhum documento impresso” para posicionar no carro. Será tudo via sistema digital, via SMS.
A Transcon saberá que o rotativo está ativo por meio do sistema e do aplicativo, portanto, o condutor não será multado.
Horários em que a rotatividade é exigida?
O sistema funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h. Aos domingos e feriados, não é necessário o uso do crédito.
Quais locais haverá rotativo?
Inicialmente, o uso do rotativo digital será obrigatório em 53 vias da região do Eldorado (ver abaixo). Posteriormente, será estendido para outras regiões que possuem grande fluxo de veículos e de pessoas.
Quantas vagas são rotativas no Eldorado?
Nesse primeiro momento, são 2.000 vagas rotativas na região do Eldorado.
Quem não precisará acionar os créditos para estacionar?
Vagas reservadas a Pessoas com Necessidades Especiais (PNE)
As operações de "carga e descarga" poderão ser efetuadas sem ativação de créditos nas vagas destinadas para essa finalidade
Nas vagas destinadas a veículos utilizados no transporte de passageiros (táxis)
Motocicletas
Confira as ruas na região do Eldorado que contarão com o sistema rotativo a partir de 4 de novembro:
Pç. Paulo Pinheiro Chagas
Av. Dr. Cincinato Cajado Braga
R. Tupã
R. Bélgica
R. Manoel Teixeira Camargos
R. Alemanha
R. Peru
R. Hungria
R. Portugal
R. Itália
R. França
Av. João César de Oliveira
R. Felisberta Francisca de Carvalho
Av. Olímpio Garcia
R. Norberto Mayer
R. José Olinto Fontes
R. Eucaliptos
R. das Palmeiras
R. Haia
Av. Pedro Olímpio da Fonseca
R. Inglaterra
Av. Londres
Av. José Faria da Rocha
Pç. Residencial Quartzo
R. Iretama
Tv. B-3
Tv. C-7
R. Anita Soares Quintão
R. Peru
Av. Dr. João Augusto Fonseca e Silva
R. Ingás
R. Jatobás
R. Casuarinas
R. das Mangueiras
Travessa A-8
R. Madre Margherita Fontanarosa
R. Acácias
Pç.Nossa Senhora da Glória
R. Monsenhor Bicalho
R. Urucuri
R. Acará
R. Síria
R. Sibéria
Tv. C-1
Tv. C-2
Tv. C-5
R. dos Angicos
R. Buganville
Tv. B-2
R. Courupita
R. Grécia
R. Manoel Teixeira de Camargos
R. Tamarindos
OBS: Os pontos comerciais da cidade que se interessarem a vender os créditos de estacionamento podem entrar em contato com a Transcon pelo WhatsApp e Telefone: 3329-3364 ou pelo e-mail: rotativo.transcon@contagem.mg.gov.br
Serviços adicionais do aplicativo:
Mais que um rotativo digital, o App vai aproximar o cidadão dos serviços oferecidos pela autarquia. Nesse primeiro momento, o aplicativo também poderá ser usado para solicitar a credencial de estacionamento destinada a idosos e pessoas com deficiência (PCDs).
Após a solicitação, o documento é enviado via Correios para o endereço informado pelo solicitante. Ele tem a opção, também, de buscá-lo na Transcon (av. Babita Camargos, 1.295 / 2º andar - bairro Cidade Industrial). A credencial é de uso obrigatório em todas as vagas reservadas e deve ficar em local visível (sobre o painel, com a frente voltada para cima).
Em breve, novos serviços relacionados ao trânsito de Contagem serão incorporados ao aplicativo. A autarquia informa ainda, que manterá um monitoramento contínuo do sistema e repassará as dificuldades de operação para as equipes em campo. Todas as informações sobre o novo sistema, incluindo endereços dos pontos de venda, serão amplamente divulgadas para garantir que os cidadãos estejam bem informados sobre as opções de pagamento e acesso ao sistema.
Quais os pontos de vendas físicos do rotativo?
Até o momento, nove pontos de venda já estão operacionais, com outros 20 em fase de cadastro, garantindo opções de compra para quem preferir não utilizar o aplicativo.
Quais foram os resultados das ações iniciais?
Desde o dia 4 de novembro, equipes da Transcon estão nas ruas para orientar a população sobre o funcionamento do rotativo, o uso do aplicativo e a compra de créditos. Foram distribuídos mais de 3.000 panfletos e contabilizados mais de 8.770 downloads do aplicativo até o momento.