O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) está com processo de indicação de personalidades aberto para o recebimento da Comenda Antônio Maria da Silva. A iniciativa visa agraciar personalidades que contribuíram ou contribuem para a preservação e manutenção da memória e do Patrimônio Cultural de Contagem. A premiação contempla quatro categorias: “Memória”, “Patrimônio Histórico e Artístico”, “Patrimônio Cultural” e “In Memoriam”. As indicações podem ser feitas até o dia 24 de outubro, exclusivamente on-line e por meio do link https://portal.contagem.mg.gov.br/comenda-antonio-maria.
O principal objetivo da Comenda é despertar em cada morador de Contagem o sentimento de pertencimento e de valorização da história e da memória da cidade. A iniciativa também foi uma forma de prestar homenagem ao sr. Antônio Maria e família, membros da comunidade dos Arturos, por toda contribuição na preservação e difusão do patrimônio cultural contagense.
Antônio Maria da Silva, ou seu Antônio, como era popularmente conhecido, era capitão regente do reinado da Comunidade Quilombola dos Arturos. Profundo conhecedor do congado e do culto à Nossa Senhora do Rosário, Folia de Reis e outras tantas tradições e mistérios da ancestralidade, “Seu” Antônio era filho de Arthur Camilo Silvério e Carmelinda Maria da Silva, patriarca e matriarca da família Arturos e fundadores da Comunidade. Antônio Maria da Silva faleceu em 20 de julho de 2018, aos 82 anos, deixando um legado inestimável para toda a cultura de Contagem.