A importância da expressão cultural da população negra é o destaque principal da exposição “Gingas”, que está em cartaz na Casa de Cultura Nair Mendes Moreira. Idealizada pelo artista Marlon Vital, a mostra é uma das iniciativas contempladas no edital Movimenta Galerias, do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem. Os interessados podem visitar a exposição, de forma inteiramente gratuita, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O artista Marlon Vital destaca que a mostra “explora a ‘ginga’, um movimento presente na capoeira, como algo que envolve tanto o corpo quanto a mente, destacando sua importância nas manifestações culturais da população negra brasileira. Além de celebrar o movimento, a exposição convida os visitantes a refletirem sobre como a ginga influencia o cotidiano e a identidade das pessoas”.
A exposição oferece uma oportunidade de conhecer de perto a cultura afro-brasileira, além de reforçar o papel da Casa de Cultura como um importante ponto de conexão entre a história e o presente em Contagem.
Casa de Cultura Nair Mendes Moreira
Carregada de histórias e desenhada sob a medida da arquitetura colonial, a Casa de Cultura Nair Mendes Moreira é um espaço que une tradição e cultura. Localizada na praça Vereador Josias Belém, 1, o local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e se mantém como um centro ativo de arte, cultura e preservação da história. A visitação é gratuita e aberta ao público.
Serviço - Exposição “Gingas”
Data: até 8 de novembro de 2024
Horário: das 8h às 17h - segunda a sexta-feira