Nessa quinta-feira (4/7), os alunos da primeira turma de medicina da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Campus Contagem, se formaram. Ao todo, 45 alunos colaram grau. O vice-prefeito Ricardo Faria participou da solenidade, que aconteceu no teatro Ney Soares, em Belo Horizonte.
Parceira da Instituição, a Prefeitura de Contagem oferece a parte prática da graduação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Centro de Especialidades, Hospital Municipal e Centro Materno Infantil. Desta maneira, os estudantes conseguem executar a demanda prática do curso de medicina no Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade nos três âmbitos: Atenção Básica, Atenção Especializada e Urgência e Emergência.
Emocionada, a oradora da turma, Anne Ribeiro Magalhães, destacou a trajetória dos formandos. “Nossos caminhos se entrelaçaram quase que por acaso, de Goiás a São Paulo; dos interiores a capital de Minas; e, agora, de Contagem para os nossos corações. Se hoje estamos olhando uns aos outros nos olhos, contemplando a beleza de cada um, até todos se unirem e se orgulharem de ser a primeira turma de medicina da PUC Minas Contagem, podemos ter certeza que toda homenagem a nós mesmos é justa. Daqui sairemos médicos, colegas, amigos e, sobretudo, humanos”.
O auditório da PUC Contagem esteve lotado para celebrar a formatura dos alunos de medicina Fotos: Adelcio Ramos/PMC
Apesar da parceria entre a cidade e a universidade ter sido iniciada em 2018, esse laço tem sido cada vez mais fortalecido com as contrapartidas realizadas nos últimos três anos. Uma delas, possibilitou a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde na região de Vargem das Flores, que irá beneficiar cerca de 10 mil usuários.
Na Rede de Saúde, a parceria também oferece residência médica em Medicina da Família e Comunidade.