A Prefeitura de Contagem reafirmou o interesse do município em assumir a gestão definitiva da Área de Proteção Ambiental (APA) Parque Fernão Dias, durante a audiência pública organizada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), nesta quinta-feira (04/7), para discutir o projeto de concessão do local. A audiência foi realizada na PUC Contagem, para os moradores de Contagem e Betim.
Segundo a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Contagem, Maria Thereza Camisão Mesquita, desde que foi assinado o Termo de Cooperação entre a Prefeitura e o IEF, possibilitando uma gestão compartilhada do parque, houve por parte da administração municipal interesse em realizar melhorias e captar recursos para investimentos no local.
“A criação do parque nos anos 80 trouxe um sentimento de pertencimento para a população de Contagem. E é por isso que estamos buscando uma "terceira via" para a gestão do parque. Queremos um modelo diferente, onde a Prefeitura possa ser a gestora, atendendo melhor às necessidades da população de Contagem”, destacou.
Desde sua reabertura em setembro de 2021, após ter ficado dez anos fechado, o Parque Fernão Dias tem atraído cada vez mais visitantes. No último ano, foram registrados 151.324 visitantes, número quase três vezes maior que em 2022, onde foram registrados 59.878. O crescimento exponencial do público é resultado dos eventos e atividades esportivas promovidas pela Prefeitura, que são gratuitos e acessíveis a todos.
A Prefeitura destinou mais de R$2,6 milhões em intervenções no local nos últimos três anos, investidos em melhorias do espaço, provenientes do tesouro municipal e parcerias e gastos em manutenção (limpeza, capina, roçada, entre outros).
Com esses recursos próprios, a Prefeitura já executou parte das obras previstas no modelo de concessão, ora apresentado no projeto do Estado e já possui um projeto para requalificar outros espaços do parque, como a pista de bicicross e o velódromo, com a construção da pista do patinódromo, intervenções também previstas para serem executadas pelo possível concessionário.
O projeto de concessão do parque, proposto recentemente pelo governo de Minas, prevê a transferência do parque por um período de 30 anos para a iniciativa privada, com um investimento estimado em R$ 12,7 milhões durante esse tempo.
“Entendemos que a iniciativa privada é importante, mas acreditamos que a gestão pública pode estar mais próxima dos anseios dos usuários”, explica a secretária. Ela, também, enfatizou sobre a importância da gestão local para a preservação e desenvolvimento sustentável da área, reforçando o compromisso da Prefeitura com a proteção ambiental e o bem-estar da comunidade.
O Fernão Dias é, hoje, um palco de grandes competições esportivas, como o Kmon Ride e o Bike Kids, além de grandes eventos de lazer e cultura, como a Colônia de Férias, as peças teatrais do grupo Diversão em Cena, promovido em parceria com a empresa Arcelor Mittal e o Contagem Geek, maior evento gratuito de cultura pop de Minas Gerais.
Para saber mais sobre as intervenções realizadas pela Prefeitura, clique aqui.