29 JUN 2024
SAÚDE
Novo ambulatório é instalado no CAE Iria Diniz para monitorar e controlar doenças transmissíveis
A Prefeitura inaugurou, neste mês de junho, o Ambulatório de Doenças Emergentes em Saúde Pública (ADESP), no Centro de Atenção Especializada (CAE) Iria Diniz. O ambulatório foi idealizado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) Contagem para atendimento direcionado às doenças emergentes e reemergentes, sendo um dos poucos municípios do estado a oferecer esse tipo de serviço.

O ambulatório ADESP surgiu como uma proposta do CIEVS Contagem para o monitoramento e combate de doenças transmissíveis no município a partir de uma busca ativa.  Nesta fase inicial, a Chikungunya foi a doença eleita para a realização dos trabalhos, com o atendimento de pacientes que tiveram exames laboratoriais positivos para a doença neste ano e que permanecem com sintomas, mesmo após passar por todos os protocolos de saúde. “Por se tratar de um desafio novo, trazido pelos últimos dois anos de epidemia que geraram um aumento no número de pacientes com formas cronificadas pós-Chikungunya, um olhar dedicado é de interesse para o município”, explica a diretora do CIEVS Contagem, Juliana Batista.

O médico infectologista, epidemiologista e um dos responsáveis pelo atendimento no ADESP, Dario Brock Ramalho, ressalta que doenças transmissíveis com maior potencial de disseminação, como Covid-19 e Chikungunya, precisam de uma atenção especial pelo “potencial explosivo” delas. “Talvez a vigilância consiga, dessa forma, ajudar pontualmente a assistência, entendendo melhor alguns problemas que tenham pertinência pelo seu interesse na saúde coletiva”, disse.

As demandas do ambulatório são atendidas por meio de um trabalho de inteligência do CIEVS Contagem que, dentre as ferramentas de busca ativa, realiza uma análise a partir do cruzamento dos dados de exames de pacientes positivos para Chikungunya com os dados de pacientes na fila de espera para o atendimento de dores crônicas que estavam aguardando consulta com reumatologista. Os pacientes que se encaixarem nos critérios são comunicados e, por fim, agendados no ambulatório.

O CIEVS Contagem também realiza semanalmente uma sala de situação, onde são expostos e discutidos os cenários epidemiológicos do município, visando direcionar as ações no monitoramento e controle das doenças no território. A proposta foca primeiramente na mitigação de danos causados pela Chikungunya, mas pode servir tanto para doenças emergentes, como para doenças em que a busca ativa seja importante para o controle ou erradicação.

O trabalho do ambulatório/ADESP na Chikungunya tem sido realizado em cooperação com a equipe da UFMG, reumatologistas e pesquisadores que acompanham os pacientes acometidos na epidemia de 2023.
Autor: Estagiário Filipe Soares sob supervisão da jornalista Vanessa Trotta