30 JUN 2024
AGENDA CULTURAL
Arraiá do Ressaca atrai  grande público com muita música, quadrilha e alegria
fotos Ronnie Von/PMC
Festa, que contempla todas as regiões de Contagem, beneficiou toda a população do entorno, inclusive de outras cidades

Na penúltima festa da temporada da 3ª edição do Arraiá de Contagem, realizada na sexta-feira (28/06), na região do Ressaca,  mais uma vez a população compareceu em peso, para se divertir ao som do cantor Sandiego e para curtir a apresentação da quadrilha Flor de Chita, que coloriu e animou a noite do bairro São Joaquim. A Prefeitura de Contagem, que está realizando  arraiás em todas as oito regionais da cidade, promove o show de encerramento na próxima sexta-feira (5/7), no Espaço Popular da Sede, com a banda de forró Chama Chuva.

O Arraiá do Ressaca atraiu quem mora na região e também nas adjacências para um arrasta-pé, com segurança e tranquilidade na rua Diamante, entre os bairros São Joaquim -e Arvoredo. A aposentada, Márcia Cristina Amorim, 61 anos, moradora do bairro Santa Luzia, era uma das animadas que curtiam o show após a apresentação da quadrilha. “Eu estou adorando esse  momento para curtir perto de casa, com a convivência com o pessoal da região. Eu acho muito bom: a gente poder vir tranquilamente, sem confusão nenhuma. Espero mais o ano que vem!”

E a festa não atraiu somente quem mora em Contagem. Teve gente de todo lugar, já que o bairro São Joaquim está na divisa com o município de Belo Horizonte. É o caso da psicóloga Gilmara Tomaz, 47, moradora do bairro Serrano, na capital. Ela aproveitou o momento para se deliciar nas barracas da Economia Solidária e curtir esse momento tão mineiro. “A cidade tem feito  ótimos shows como esse. Um momento de encontro da comunidade. Sempre que eu posso, eu venho, está tudo muito organizado, muito divertido. É ótimo promover esta festa, esta diversão em fazer da rua  um espaço público para aproveitar.” Ela lembrou, ainda, a proximidade com Belo Horizonte, que facilita para dar um pulo do lado de cá. “É muito perto,  são bairros vizinhos, então é só dar um pulinho aqui que fica tudo muito bom. Maravilha.”

Prestigiando o evento, a prefeita de Contagem, Marília Campos, lembrou a importância de promover as festas  gratuitas para a população. “Nosso governo tem compromisso com a valorização da cultura local e com a promoção de eventos que fortalecem os laços comunitários, gerando bem-estar para a população. As tradições juninas são uma parte essencial da nossa identidade cultural, e preservá-las é fundamental.”

Estiveram, ainda, no evento o vice-prefeito, Ricardo Faria, o secretário de Cultura, Ramon dos Santos, e o administrador da regional Ressaca, Zezé Menezes.

Chama Chuva

Na próxima sexta-feira (5/7), a Prefeitura de Contagem promove o gran finale do Arraiá do Contagem, com a banda Chama Chuva. O show que promete ser um arrasta pé com muita música boa e animação acontece no Espaço Popular, da Sede, anexo à Igreja de São Gonçalo. Estão sendo aguardadas mais de 10 mil pessoas como tem sido nas edições anteriores. Será imperdível.

Álbum de fotos. https://www.flickr.com/photos/prefcontagem/albums/72177720318406529/with/53826943037
Autor: Jornalista Jefferson Lorenz / Edição Pilar Batista