Desde março deste ano, o Centro de Atendimento Especializado (CAE) Iria Diniz tem disponibilizado atendimento para pacientes com quadro de saúde de sangramento ginecológico e oferta do DIU Hormonal para o tratamento. O novo serviço é considerado um avanço para a política pública de saúde das mulheres, oferecendo um tratamento alternativo e eficaz.
O ambulatório de Sangramento Uterino Anormal (SUA) é um serviço de ginecologia especializada que integra o Projeto “Mais Acesso”, que busca melhorias para a política de saúde das mulheres.
O serviço é destinado a mulheres em idade fértil que têm diagnósticos de sangramento uterino anormal e que não tiveram sucesso com tratamentos convencionais e/ou acabaram tendo como última alternativa a Histerectomia (cirurgia de retirada do útero). As pacientes que aguardam na fila da cirurgia são captadas pelo ambulatório para realizar o tratamento com o Sistema Intrauterino Hormonal, o DIU hormonal.
A médica ginecologista obstetra do CAE Iria Diniz, Raquel Borges, relata que a maioria dos estudos indica o DIU hormonal para tratamento de sangramento anormal. “Aquela mulher que sangra muito, que tem uma menstruação muito volumosa ou então sangra vários dias no mês e a menstruação fica irregular, ela tenta tomar anticoncepcional, mas não resolve, ela toma a injeção, mas não resolve, às vezes cai na transfusão sanguínea, mas não resolve. Uma das opções é colocar o DIU de hormônio, porque ele controla o sangramento e ainda que sangre, será pouco”, explicou a médica.
Após a inserção do DIU, é realizado um monitoramento para saber se houve adaptação e melhora no quadro de sangramento da paciente. Caso a situação esteja normalizada, a paciente deve retornar uma vez ao ano para acompanhamento regular.
“O ambulatório vem para podermos tirar a paciente da cirurgia e oferecer um tratamento alternativo que seja eficaz”, afirmou a médica Raquel Borges, que recebeu elogios pelo trabalho realizado. “Achei perfeito. A qualidade do atendimento foi muito boa, não tenho nada a reclamar”, disse Naiane Silva, moradora da região Ressaca e uma das pacientes atendidas pela médica.
O DIU Hormonal ofertado pela rede SUS Contagem é destinado ao tratamento de sangramentos por meio de avaliação médica, portanto, ainda não é disponibilizado para quem busca apenas como método contraceptivo.