No primeiro ano da atual gestão, foram recolhidas 2.732,68 toneladas de entulho e resíduos por meio da remoção mecanizada, enquanto a manual foi responsável por 207,22 toneladas. Em 2022, a remoção mecanizada recolheu 3.351,01 toneladas e a manual, 227,44 toneladas. Já em 2023, foram 2.145,72 toneladas de entulho e resíduos (mecanizada) e 142,79 toneladas (manual).
A Prefeitura de Contagem, dessa forma, reforça o compromisso com a limpeza e agradece a colaboração dos cidadãos no combate ao descarte irregular de resíduos, enfatizando a necessidade de forças conjuntas para o descarte correto, o que evita, por exemplo, entupimento de bueiros que pode, consequentemente, contribuir para alagamentos. O empenho contínuo para aprimorar os serviços de coleta, visando sempre o bem-estar da comunidade e a limpeza da nossa cidade.
Participe e denuncie!
A população pode ajudar a fazer uma Contagem mais limpa e evitar descarte irregular denunciando pelo WhatsApp, no número (31) 97313-0018. Esse contato é exclusivo para o envio de mensagens de texto, áudio ou imagens.
Alternativamente, as denúncias podem ser feitas pelo e-mail limpeza.urbana@contagem.mg.gov.br, presencialmente nas Centrais de Atendimento ao Público (CAP) na administração regional mais próxima, ou pela internet no site da Ouvidoria do município.
Descarte irregular é crime!
Segundo a legislação municipal 188/2014 e 190/2014, a prática de descarte irregular de lixo em via pública, como os bota-foras, é crime, passível de multa, que varia de R$ 50 a R$1,5 mil.