12 JUN 2024
REGIONAL SEDE
Mais lazer: Prefeitura atende demanda da população e cria nova praça no bairro Granjas Vista Alegre
Detalhes do projeto do novo espaço foi apresentado para a comunidade em encontro realizado na última segunda-feira (10/06)

Na noite dessa segunda-feira (10/06), representantes da Prefeitura de Contagem se reuniram com moradores do Granjas Vista Alegre, para apresentar o projeto de criação de uma nova praça no bairro. A implantação do espaço atende a uma antiga reivindicação da comunidade e reafirma o compromisso da gestão em criar locais de lazer, prática esportiva e de encontro para a população. A reunião, realizada na quadra da Associação Comunitária do Granjas Vista Alegre, foi coordenada pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

O espaço onde será instalada a nova praça possui 600 metros quadrados e fica localizado entre as ruas Antônio Oliveira Campos e Geraldo de Souza Meireles.

O superintendente de Manutenção de Praças e Parques, João Rios, falou sobre a importância da participação popular na discussão do projeto para a nova praça. “O mais importante é que a gente pode escutar a comunidade. Esse foi o principal passo que nós demos hoje. Nosso objetivo foi proporcionar segurança sobre o desenvolvimento do projeto e também mostrar que estamos juntos na realização deste sonho”, disse o superintendente.

Técnicos da Prefeitura apresentaram o projeto da nova praça e discutiram os detalhes com os moradores - Fotos: Walmyr Lopes/PMC

O arquiteto que trabalha com projetos de praças, parques e jardins em Contagem, Paulo Stuart Angel, foi o responsável por fazer a apresentação e dar as explicações técnicas referentes à nova praça. “Esse projeto visou contemplar uma necessidade antiga da comunidade e favorecer o lazer e a convivência dos moradores. Vamos ter na praça um parque infantil, uma academia da cidade, diversos bancos, arquibancadas, jardins, arborização e calçadas acessíveis com piso tátil, pois nos preocupamos bastante com a questão voltada para as pessoas que têm mobilidade reduzida. Será um grande ponto de encontro e lazer para os moradores do Granjas Vista Alegre”, explicou o técnico.

O arquiteto também falou sobre as questões ambientais que foram levadas em consideração ao desenvolver o projeto, pois no local onde a praça será construída, há diversas nascentes, por isso optou-se pela implantação de pisos drenantes, para manter a permeabilidade do solo e continuem abastecendo o lençol freático.

O presidente a Associação Comunitária do Granjas Vista Alegre, Geraldo Félix, conhecido como Sasá, falou em nome da comunidade sobre a implantação do novo espaço e da alegria de ter o pedido atendido. “Estamos realizando um sonho de todos os moradores, que é a construção da praça, pela qual lutamos há mais de cinco anos. Hoje está se iniciando, por meio da apresentação desse lindo projeto”, destacou o líder comunitário.

Gleidiene Vanessa Marques Félix Ricardo, que ajuda a coordenar as atividades da associação, falou com orgulho sobre a reunião que apresentou o projeto da praça para os moradores. “Estou sem palavras. É realmente a realização de um sonho, pois essa reunião é a resposta de uma luta que, há anos, busca por melhorias para a nossa região. Costumo dizer que uma praça é a identidade de um bairro, o Granjas Vista Alegre não tinha uma. O lançamento desse projeto é uma grande conquista para os moradores”.

O presidente da Câmara Municipal de Contagem, vereador Alex Chiodi, enfatizou a relevância de debater com a comunidade a instalação do espaço. “Somente ouvindo as pessoas, indo até as comunidades, é que conseguimos aprimorar as políticas públicas na cidade. Hoje aqui ficou muito clara a ansiedade dos moradores por equipamentos de convivência. Eu fiquei muito feliz de ver esse projeto sendo apresentado”, disse o vereador.

Na oportunidade, os moradores do Granjas Vista Alegre, além de conhecerem o projeto da nova praça, também debateram outras reivindicações e melhorias para a região.

Participaram do evento diversas lideranças comunitárias, moradores, técnicos da Semad, e o administrador da Regional Sede, Gil Martins.

Autor: jornalista Walmyr Lopes / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo