12 JUN 2024
REGIONAL ELDORADO
REGIONAL INDUSTRIAL
REGIONAL RIACHO
Conquista para Contagem: governo federal anuncia aprovação para obras de duas trincheiras na BR-381
Intervenções vão desafogar o trânsito na rodovia e integrar as regiões Riacho, Industrial e Eldorado

Contagem recebeu mais uma importante notícia que vai contribuir para melhorar a mobilidade na cidade. Em reunião, ocorrida nessa terça-feira (11/6), em Brasília, foi anunciada, pelo Ministério dos Transportes, a aprovação da implantação de duas trincheiras na BR-381, que beneficiarão significativamente a integração das regiões Riacho, Industrial e Eldorado e desafogarão o trânsito na rodovia.

A prefeita Marília Campos pleiteou, pessoalmente, junto ao governo federal a implantação das duas trincheiras de nível inferior na BR-381, altura dos km 479 (próximo à empresa Toshiba e Vila Lempp) e km 480 (perto do viaduto da Hípica). A empresa Arteris Fernão Dias, que é responsável pela gestão da rodovia, apresentou ao Ministério dos Transportes uma proposta de repactuação do contrato de concessão que permitirá a realização das obras, que serão executadas pela concessionária.

De acordo com o anúncio feito pelo Ministério dos Transportes e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), as obras da primeira trincheira, no km 480, que ligará o bairro Jardim Riacho à avenida Francisco Firmo de Matos, será iniciada em 2026. A segunda trincheira, na altura do km 479, também está garantida, com previsão de início a ser definida posteriormente.

“É uma obra muito importante, não só porque melhora a mobilidade da BR-381, mas também da nossa cidade, uma vez que a Contagem cresceu muito e o trânsito naquela região está muito sobrecarregado. É uma grande conquista para Contagem”, destacou a prefeita Marília Campos, que liderou a articulação pela viabilidade das obras.

Detalhes das obras

De acordo com o projeto desenvolvido pela Arteris, a primeira trincheira fará ligação da avenida Riacho das Pedras com a avenida Francisco Firmo de Matos, em trecho com duas pistas. Esta passagem facilitará o trânsito para quem quer atravessar as regiões Riacho e Eldorado, acabando com a necessidade de acessar a BR-381, o que vai desafogar o tráfego na rodovia e agilizar o deslocamento entre as regiões, principalmente a saída do bairro Jardim Riacho das Pedras, que conta com um polo industrial com mais de 90 empresas.

A outra trincheira iniciará o novo traçado no encontro das ruas Arterial e Anchieta (bairros Bandeirantes e Santa Maria) e seguirá até ligar com a avenida Vila Rica (Vila Lempp e Inconfidentes). As melhorias vão beneficiar não só moradores de Contagem como motoristas que se deslocam entre Belo Horizonte e Betim, tendo alcance metropolitano.

O investimento estimado para realizar intervenções em vários pontos da BR-381, por toda a extensão da rodovia, entre Minas Gerais e São Paulo, é de R$13 bilhões, incluindo os trechos dentro de Contagem.

Autor: jornalista Rômulo Abreu / Revisão e edição: Ana Paula Figueiredo