A Prefeitura de Contagem realizou, neste mês, quatro importantes intervenções de drenagem na região do Riacho. Os locais enfrentavam problemas de acúmulo de água durante as chuvas, o que dificultava a vida dos trabalhadores. Segundo o administrador regional, José Rodrigues, a Regional Riacho está sempre atenta aos pontos de alagamento e, em parceria com a Subsecretaria de Manutenção, procura soluções inteligentes para melhorar a qualidade das ruas e avenidas.
No cruzamento das ruas Rio São Francisco e Rio Doce, no Novo Riacho, o problema foi o crescimento exacerbado das raízes de uma das árvores do canteiro central. Segundo Rodrigues, elas acabaram por obstruir a rede de drenagem. “Após sondagem para entender a situação, realizada por técnicos da Manutenção, foi necessário fazer a limpeza e a recomposição do sistema. Em outros três pontos foram necessários executar a ampliação do sistema de drenagem superficial, composto pelo conjunto de sarjeta e bocas de lobo. Os três pontos são: trecho da avenida Firmo de Matos, no Novo Riacho; um trecho da rua Rio Verde, no Riacho das Pedras; e um trecho da rua Rio Comprido, no Riacho das Pedras.
“A ampliação do sistema de drenagem superficial contribui para a maior captação da água da chuva, evitando alagamentos e enchentes nas vias. Estamos vivenciando precipitações mais volumosas, com muita quantidade de água atingindo as vias em pouco tempo, por isso essas intervenções estão sendo mais necessárias na cidade”, avalia o subsecretário de Obras e Manutenção, Jaci Cota.
Foto: Laura Adler