24 MAI 2024
OBRAS E SERVIÇOS URBANOS
REGIONAL RESSACA
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Alça de retorno do parque Sarandi, na av. Severino Ballesteros, está na reta final de conclusão
Foto: divulgação Construtora Itamaracá

A construção da alça de retorno do parque Sarandi segue avançando diariamente e está entrando em reta final. Projetada para desafogar o tráfego na região Ressaca, as novas pistas serão indispensáveis para a implantação otimizada do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), tornando a saída dos ônibus do Terminal Ressaca muito mais fluida e ágil.

A alça de retorno contará com duas faixas ligando os dois sentidos da avenida Severino Ballesteros Rodrigues sobre o córrego Sarandi, próximo ao Shopping Contagem. Atualmente, o retorno mais próximo para quem segue rumo às regiões do Nacional e da Pampulha está a mais de 2 km de distância do ponto onde se localiza o Terminal Ressaca. A nova alça, portanto, vai encurtar consideravelmente -  4 km ida e volta -, o acesso para quem se desloca no sentido Belo Horizonte e quer retornar para Contagem em direção às regiões da Sede, Vargem das Flores, Eldorado e Industrial, garantindo agilidade e segurança no tráfego.

“Com essa nova alça, vamos ter uma economia de tempo no trânsito, e isso é qualidade de vida, mais tempo para a família e para o descanso. É importante frisar que essa redução do tráfego de veículos significa também menos emissão de gases poluentes, ou seja, tem um aspecto ambiental importantíssimo que precisamos nos preocupar e tomar medidas efetivas.”

Prefeita Marília Campos, durante visita às obras, nesta quinta-feira (23/5)

O novo traçado faz parte das várias obras do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), que está em fase de implantação das estruturas. A alça de retorno vai beneficiar uma média de 5.908 passageiros do transporte público, por dia, e 153.604, por mês, que utilizarão o Terminal Ressaca quando ele for ativado.

Fases da obra

Com a etapa de concretagem das lajes superiores do viaduto pronta, agora, as equipes trabalham no aterramento dos trechos onde serão feitas as pistas de ligação da avenida Severino Ballesteros Rodrigues com as faixas do retorno. A próxima fase programada é a protensão do elevado (técnica de engenharia para aumentar a resistência do concreto) e, por fim, a pavimentação para que a obra seja concluída. Paralelamente, a Cemig foi acionada pela Prefeitura para fazer a realocação de postes de energia que estão no traçado das alças.

“Concluímos as lajes do tabuleiro e estamos aguardando a cura do concreto para iniciar a protensão do viaduto, que será feita nos primeiros dias de junho. Após isso teremos condição de executar a base, sub-base e pavimentação do trecho para concluir a obra”, explicou o engenheiro fiscal Rafael Nolasco.

A implantação da alça de retorno da avenida Severino Ballesteros Rodrigues está recebendo investimentos de R$9.861.770,30, oriundos de financiamento do município junto à Corporação Andina de Fomento (CAF).

CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos da obra.

Autor: jornalista Rômulo Abreu / Revisão e edição: Ana Paula Figueiredo