“Entre a Pele e a Palavra” é uma performance da artista Eugênia França que tem como objetivo iluminar a luta contra a violência doméstica. Focada nessa batalha, a artista carimbou, na última sexta-feira (17/5), 60 metros de tecido branco com 30 QR Codes. A performance ocorreu na escadaria da Igreja Matriz de São Gonçalo, no Centro de Contagem. Os códigos trouxeram à tona pinturas, cartas e relatos de mulheres vítimas de violência. Durante a execução, a artista disponibilizou para o público cartões-postais com imagens das pinturas que integram a série “Em Nome das Rosas” e com o QR Code direto para a videoarte “Entre a Pele e a Palavra”. Os cards continham, também, informações sobre os locais de atendimento à mulher vítima de violência.
Segundo Eugênia, a ideia é que esses cartões sejam enviados de forma sigilosa às mulheres vítimas de violência, a fim de levar até elas informações sobre onde e como buscar ajuda. “A violência contra a mulher é um problema crônico, pouco falado e presente no mundo todo. Quando eu trago esse assunto para a arte, eu busco levar ao público uma discussão que, muitas vezes, é negligenciada ou ignorada”, resume Eugênia França, explicando um pouco a dinâmica do trabalho.
“Estamos vivendo em um mundo tecnológico, onde tudo é virtual e massificado, inclusive as relações. Ao usar QR Codes para estampar o tecido, eu me aproprio dessas linguagens para ressaltar particularidades. Cada código é uma história individual, que traz a singularidade de cada mulher em seus relatos”. As narrativas presentes nesses QR Codes não se resumem à dor, mas apresentam histórias de superação, empoderamento e amor próprio.
A performance é o desdobramento das pesquisas de Eugênia, que em 2018 apresentou uma série de 250 pinturas retratando mulheres vítimas de violência. O trabalho surgiu depois que a artista recebeu a notícia de que uma amiga havia sido agredida pelo marido.
“Entre a Pele e a Palavra”, contemplada no edital Movimenta Multilinguagens, do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem, vai passar também pela Praça do Coreto, em Nova Contagem, no dia 8 de junho, e pela Praça Nossa Senhora da Glória, no Eldorado, no dia 22 de junho. A ideia é que, em cada um desses encontros, Eugênia França carimbe 20 metros de tecido. Ao final das ações, a artista vai confeccionar roupas que serão usadas por ela no dia a dia durante um ano.
PERFORMANCE “ENTRE A PELE E A PALAVRA”
Data: 8/06/2024 - 9h às 17h
Local: Praça do Coreto, em Nova Contagem
Data: 22/06/2024 - 9h às 17h
Local: Praça da Glória, no Eldorado
Para mais informações
Site: https://www.premiopipa.com/eugenia-franca/
Instagram: @eugeniafrancaart