12 MAI 2024
CULTURA
Comunidade dos Arturos celebra a ancestralidade e a devoção à Nossa Senhora do Rosário
Fotos Janine Moraes/PMC
Evento realizado no Quilombo lembrou a Abolição da Escravatura e a luta do povo negro pela igualdade racial

O Quilombo dos Arturos realizou a sua 50ª Festa da Abolição com uma programação voltada para a ancestralidade e que encerrou neste domingo (12/05) os festivos com uma Missa Conga  na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, no bairro Alvorada, região da Sede. O tema da festa foi a luta antirrascista, com o objetivo de relembrar a resistência e o sofrimento do povo negro e lutar pela igualdade racial.

O dia começou com um cortejo das guardas de congado de várias partes do Estado até a Matriz de Nossa Senhora do Rosário, para realizar o levantamento de mastros e hasteamento das bandeiras. Os emblemas são marcos das festividades e carregam um sentido sagrado e religioso para a comunidade. “É especial ver todas as irmandades reunidas aqui, mas o que nós estamos celebrando hoje é a Abolição do nosso povo, que ainda está inacabada, uma vez que todos os dias a gente se organiza para reivindicar a pauta dos povos tradicionais", enfatizou o secretário municipal de Cultura, José Ramonielle Raimundo dos Santos.

As ruas do entorno do quilombo foram tomadas pelas cores das vestimentas e pelo som dos tambores que são da tradição do Congado. O evento fez referência à Abolição da Escravatura no Brasil (13 de maio de 1888). “É um momento de celebrar essa data de resistência do povo preto e Contagem larga na frente ao promover esse encontro", comentou a subsecretária de Direitos Humanos, Lorena Lemos.

Além dos cortejos e da Missa Conga, a programação contou com atividades congadeiras, apresentações e desfile alusivo às escravidão e uma encenação teatral com o Grupo Arturos - Filhos de Zambi. Também estiveram na celebração representantes das Irmandades da Comunidade; representantes do Executivo, do Legislativo e das secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e Cultura (Secult) e do Ministério da Cultura.

“Estamos celebrando, mas é também um marco da nossa resistência ao evento em si. Estamos na luta diária contra o racismo, o machismo, a  homofobia e pela inclusão de todos esses grupos. A nossa luta é também promover igualdade social e racial. Enquanto prefeita, estou aqui para afirmar mais uma vez o compromisso político do nosso governo em construir uma cidade que seja tolerante e que promova ações na cultura, na educação, na atividade econômica, e que garanta a igualdade racial”, disse a Prefeita de Contagem, Marília Campos.

O diretor de Promoção das Culturas Populares do Ministério da Cultura, Sebastião José Soares lembrou que o país está em reconstrução,  mas que o compromisso do Governo Federal é manter vivas  as ricas tradições da comunidade afrodescendente. "É uma emoção estar aqui na Comunidade dos Arturos e por ela ser um referencia para o povo negro deste país", destacou

A enfermeira, Maria de Lourdes da Silva Gonzaga, moradora do bairro Alvorada disse que se sentiu representada por tudo o que presenciou durante as festividades. “Eu vejo que a cada dia estamos mantendo fortes as tradições do povo brasileiro e não podemos permitir que isso se perca. A festa foi muito bonita, trouxe um sentimento grande de pertencimento e eu como mulher negra me senti representada por todos que estavam aqui hoje nesta luta", celebrou.

Galeria de Fotos https://www.flickr.com/photos/prefcontagem/albums/72177720316891982/
Autor: Jornalista Leonardo Melo/Edição Pilar Batista