12 ABR 2024
SERVIÇO
Contagem entrega kits de uniformes gratuitos para estudantes da rede municipal de ensino

A Prefeitura de Contagem segue comprometida com a valorização e inclusão de crianças e estudantes. Uma das ações que comprova esse compromisso é a manutenção da distribuição gratuita dos uniformes, uma vez que, mesmo não sendo uma obrigatoriedade legal e não haver recursos vinculados para esse fim, a administração municipal não tem medido esforços para ajustar as despesas e contemplar as famílias, independente da renda.

Os kits de uniformes atendem mais de 60 mil crianças e estudantes matriculados nas redes municipal e conveniada. O investimento total do município nos uniformes é superior a R$9 milhões e os kits já começaram a ser entregues para as escolas.

Os uniformes são entregues para toda a rede municipal de educação, contemplando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental I, o Ensino Fundamental II e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Em 2024, o cronograma de entrega dos kits de uniformes está priorizando os centros municipais de Educação Infantil (Cemeis), por meio dos quais as crianças entram na rede. Considerando que todos os anos a Prefeitura realiza a entrega de novos uniformes, a maioria das crianças e estudantes matriculados já possuem os uniformes.

Sabendo que tanto crianças, quanto estudantes, precisam de novos uniformes, para ajustar o tamanho, por exemplo, é realizada a troca das peças sempre que necessário. Para isso, os pais ou responsáveis devem procurar a direção da escola e comunicar a necessidade da troca. Nestes casos, a escola solicita à Secretaria de Educação a demanda, que é prontamente atendida.

kit de uniforme

Os kits de uniformes, que totalizam mais de 370 mil peças de roupas, são distribuídos pela Prefeitura conforme o ciclo de aprendizagem de crianças e estudantes. Eles são compostos pelos seguintes itens:

• Educação Infantil e Ensino Fundamental I: três unidades de camisa de manga curta, uma camisa sem manga, duas bermudas ou shorts-saia, uma jaqueta e uma calça.
  • Ensino Fundamental II e Educação de Jovens e Adultos (EJA): duas unidades de camisa de manga curta, uma camisa sem manga e uma jaqueta.
Autor: jornalista Fernando Dutra / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo