A Sexta-feira da Paixão (29/3) reuniu milhares de pessoas que acompanharam a encenação da Paixão de Cristo no Espaço Popular, ao lado da Igreja Matriz de São Gonçalo, em Contagem. O espetáculo, considerado o maior teatro de rua da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), retrata a morte e ressurreição de Jesus Cristo. A iniciativa, que acontece há 41 anos, é uma realização do Grupo Gonçalante de Teatro, com o apoio da Prefeitura de Contagem.
Segundo a tradição oral da Igreja São Gonçalo, no ano de 1983, por meio de um convite do então pároco, padre José Geraldo Sobreira, um grupo de paroquianos realizou uma encenação da Paixão de Cristo. O local escolhido para a apresentação foi o espaço que ficava logo ao lado da Igreja Matriz, que a partir de 1985 passou a ser chamado de Espaço Popular. Em 2001, o Grupo de Teatro Gonçalante assumiu a produção e realização do espetáculo, que passou a ter nova estrutura, dinamismo e interação com o público.
Encenação da Paixão de Cristo lotou o Espaço Popular Sede e emocionou o público presente. Fotos: Janine Moraes/PMC
A encenação da Paixão de Cristo tem projetado o nome da cidade de Contagem de forma muito positiva. Em quatro décadas de história, o espetáculo já atraiu milhares de espectadores, sejam eles contagenses ou turistas oriundo de cidades vizinhas. Além de ser um movimento religioso, a encenação é um importante evento para a valorização da cultura produzida na cidade.
A partir deste ano de 2024, a encenação ganhou um novo incentivo e reconhecimento, isso porque a lei 5465, que declara o Teatro da Paixão de Cristo Patrimônio Cultural e Imaterial da cidade de Contagem e inclui a celebração no calendário oficial do município, foi sancionada pela prefeita Marília Campos.
"É muito importante fazer esse registro institucional de uma manifestação religiosa para que essa história seja eterna. Agora, com o apoio da Prefeitura, tenho certeza que vai ser mais fortalecida essa manifestação", afirmou a prefeita.
Marcelo Carvalho, turismólogo de Belo Horizonte, acompanhou o espetáculo pela primeira vez e elogiou a encenação. "A encenação da Paixão de Cristo é um espetáculo muito bonito e emocionante, que mexe com a gente que tem fé em Jesus. O grupo todo está de parabéns. Com certeza, voltarei mais vezes", destacou o espectador.
Espetáculo encenado há mais de 40 anos foi declarado Patrimônio Cultural e Imaterial de Contagem
e inserido no calendário oficial do município. Fotos: Janine Moraes/PMC
Contagense do bairro São Luiz, Vânia Leite também se emocionou com o espetáculo. "Amei o espetáculo! Eu vim com toda a família, minha mãe, esposo e filhos. É muito emocionante e está todo mundo de parabéns", declarou Vânia.
Pároco da Igreja São Gonçalo, padre Márcio Ribeiro destacou que é com grande alegria que toda a comunidade recebe a iniciativa do poder público em certificar a encenação como Patrimônio Cultural e Imaterial da cidade. "O reconhecimento do teatro da Paixão da Paróquia São Gonçalo, realizado por meio da lei que inclui o espetáculo como Patrimônio Imaterial e Cultural da cidade de Contagem, para nós, chegou com grande alegria, pois nos incentiva cada vez mais, por meio da cultura, a alcançar as pessoas com a evangelização", destacou o pároco.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafa: Janine Moraes/PMC