Os trabalhos de combate aos focos do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika seguem a todo vapor no município. Entre as ações realizadas pela Prefeitura, para conter o avanço das doenças, estão os mutirões de limpeza. Na primeira semana de março, foi a vez da região do Petrolândia receber o mutirão de limpeza, realizado por agentes do Programa “Contagem Mais Limpa”, reafirmando a responsabilidade com a saúde pública e segurança da população.
Esse foi o segundo mutirão executado na região este ano, nessa ocasião cerca de 26 quarteirões foram contemplados com a limpeza, totalizando quase duas mil toneladas de materiais recolhidos. Os caminhões passam recolhendo os materiais que não possuem mais utilidade (inservíveis), ou resíduos que possam acumular água, como garrafas, bacias, tambores, pneus, vasilhas, entre outros.
Moradora do bairro Sapucaias III, há 12 anos, Suzana Silveira, se mostrou contente e engajada com as ações de prevenção contra à dengue. “Fico aliviada ao ver essas atitudes que a Prefeitura vem fazendo contra a doença eu e minha família nos sentimos mais tranquilos. Aqui em casa estamos de olho e seguindo todos os passos para evitar a proliferação do vírus”, relatou.
Para a diretora de Resíduos, da equipe de Limpeza Urbana, Marluce dos Santos Frederico, é de extrema importância o envolvimento de toda população para acabar com os focos do mosquito.
“A Prefeitura segue trabalhando firmemente no combate à dengue, mas para que possamos resolver esse problema, é necessário que todos estejam empenhados na luta contra o mosquito. Observar e eliminar quaisquer pontos ou possíveis focos do mosquito é obrigação e responsabilidade do cidadão. Derrotar a dengue depende somente de nós", ressaltou a diretora.
Ela explicou que essa mobilização é realizada em áreas estratégicas, definidas de acordo com o cenário epidemiológico do município. Em caso de chuva no momento marcado para a ação, a mesma é suspensa e os agentes informam uma nova data.
De acordo com dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semobs), somando os dois mutirões realizados na região (20/2 e 5/3), foram recolhidos no total quatro mil toneladas de materiais.
Outros resíduos como telhas, móveis, madeira, entulho de obras, folhas e galhos provenientes da poda de jardim devem ser descartados nos ecopontos, que funcionam de segunda-feira a sábado, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h50.
Fale com a Regional Petrolândia
Para solicitar reparos, tapa-buraco, limpeza de grelhas e bueiros, manutenção na rede de drenagem, entre outros, a população deve entrar em contato com a Administração Regional Petrolândia, pelo WhatsApp 3352-5618, ou no telefone fixo 3352-5618 ou, pessoalmente, na rua Refinaria Duque de Caxias, 633 - Petrolândia (prédio da Drogaria Araújo).
Confira os endereços dos ecopontos da região Petrolândia: