Em virtude do dia 8 de março, quando se é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a Patrulha de Proteção à Mulher, vinculada à Secretaria Municipal de Defesa Social (Seds) de Contagem, criada por meio da portaria 078/2019, tem feito ações buscando ressignificar a segurança pública dentro da cidade, proporcionando mais tranquilidade às contagenses. Seja numa esquina de bairro ou palestrando dentro de uma empresa, a patrulha vem quebrando barreiras ao longo dos poucos anos de existência.
A guarnição que chama a atenção pelas cores da viatura (azul e rosa) foi reconfigurada para atuar com ações de prevenção, isto é, com palestras, tanto em escolas - com o tema sobre “Namoro na Juventude" - quanto em locais públicos e privados - na qual aborda assuntos como assédios e outras temáticas sensíveis à sociedade moderna, de uma forma interativa e informativa.
Ao longo de 2023, muitas empresas privadas procuraram a Guarda Civil de Contagem (GCC) para solicitar que a Patrulha de Proteção à Mulher realizasse palestras e debates dentro do ambiente corporativo, com temáticas relacionadas ao combate ao assédio sexual, moral e à violência doméstica. Aproximadamente, 100 empresas fizeram solicitações à GCC, somente em 2023.
Também em 2023, ocorreram ações integradas entre a Superintendência de Prevenção à Violência e a Superintendência de Políticas Públicas para Mulheres com a distribuição de informativos. “Trabalhar na Patrulha de Proteção à Mulher foi algo que me trouxe um crescimento pessoal e profissional muito grande. Ter a sensibilidade de ouvir e acolher mulheres que são vítimas de violência doméstica é muito gratificante, porque, de alguma forma, estamos contribuindo para que elas quebrem este ciclo ruim e possam recomeçar suas vidas”, explicou a agente da Guarda civil, Benvinda Macedo.
A prevenção é um importante instrumento na mitigação das diversas formas e multifacetadas violências e riscos sofridos pela população. Contudo, sabe-se que o êxito das ações não é efetivo, isoladamente. Por isso, tem sido permeado os diálogos e discussões com a população de Contagem e com os demais órgãos e equipamentos públicos.
Circuito Juventude Cidadã: Namoro e Afetividade
O ‘Circuito Juventude Cidadã: Namoro e Afetividade” realiza o diálogo sobre o namoro na adolescência, bem como a importância da responsabilidade afetiva e a violências nas relações. Em 2023, o circuito foi aplicado em nove unidades da Fundação de Ensino de Contagem (Funec), com aproximadamente 150 estudantes em cada unidade, totalizando o público de aproximadamente 1.350 estudantes.
No circuito, uma das principais finalidades é trabalhar a prevenção e a redução das violências estruturais, violência de gênero e da violência doméstica. O circuito é conduzido pela Patrulha da Mulher, juntamente com a Superintendência de Prevenção à Violência, Superintendência de Políticas Públicas para Mulheres, Superintendência de Políticas para as Juventudes e do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.
Como funciona o processo para uma empresa/instituição pública requisitar uma palestra?
As empresas, instituições públicas e escolas podem entrar em contato com a Guarda Civil pelo e-mail guarda.civil@contagem.mg.gov.br e fazer a solicitação. O agendamento será realizado conforme disponibilidade do órgão. As palestras acontecem durante o ano inteiro, sendo os meses de agosto e outubro os mais requisitados devido ao “Agosto Lilás” e ao “Outubro Rosa.