05 MAR 2024
OBRAS E SERVIÇOS URBANOS
TRANSCON
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Montagem das estações do SIM está concluída e obras do novo sistema de mobilidade seguem em andamento

Etapa importante do conjunto de obras para a implantação do novo Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) em Contagem, a montagem das dez estações de transferência de passageiros nas avenidas General David Sarnoff, João César de Oliveira e LMG-808 já está concluída. Elas passarão a operar assim que as demais intervenções também ficarem prontas.

O SIM representa a maior mudança de conceito na mobilidade de Contagem e tornará o transporte público mais eficiente, inteligente, ágil, seguro e econômico para todos os usuários que passam pelo município. Com o novo sistema, a população poderá transitar por todas as oito regiões da cidade pagando apenas uma única tarifa.

Durante a manhã desta terça-feira (5/3), a equipe de governo do município vistoriou as principais obras e equipamentos que compõem o SIM. A prefeita Marília Campos, juntamente com representantes da Transcon e da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Semobs), visitou as estações e testou alguns sistemas que vão operar nesses locais, como as portas automáticas, dispositivos de comunicação, bilheterias, catracas, entre outros. Ela sintetizou o andamento das várias frentes de trabalho que estão sendo executadas neste momento.

"Além das dez estações que estão prontas, temos muitas obras, algumas já concluídas, como a ampliação dos viadutos Ceasa, das Américas e do Beatriz. Além da avenida Maracanã, que está avançando, o sistema conta ainda com quatro terminais, dois já prontos e dois para serem iniciados. Quando tudo estiver finalizado, vai ser uma revolução no sistema de transporte público da nossa cidade”, resumiu.

As estações de transferência de passageiros estão prontas e compõem o Corredor Norte-Sul do SIM - Fotos: Luci Sallum/PMC

As dez estações foram implementadas ao longo das avenidas João César de Oliveira (sete), General David Sarnoff (duas) e LMG-808 (uma), compondo o Corredor Norte-Sul II. Com a etapa de montagem pronta, restam algumas intervenções viárias a serem feitas. As estações 2, 3 e 4 - respectivamente em frente ao prédio da Receita Municipal, ao lado do viaduto Beatriz e próxima ao Hospital Municipal, vão passar por obras de adequação das pistas, a fim de nivelar a altura com as plataformas de embarque e desembarque de passageiros, para garantir a segurança dos usuários. "Já temos projeto para esses ajustamentos na altura da via. Estamos providenciando a licitação para concluirmos efetivamente os trechos dessas três estações", explicou Marília Campos.

O presidente da Transcon, Saint Clair Terres, enfatizou dois benefícios fundamentais que a população terá: economia e segurança. "As estações terão monitoramento por câmeras 24h, será um sistema com muita segurança e conforto para a população. Além disso, terá uma cobrança de tarifa única para que as pessoas possam circular por toda a cidade com economia", destacou.

Terminais

Os terminais que vão integrar o sistema são quatro: Ressaca, Petrolândia, Sede e Vargem das Flores. Os dois primeiros já estão prontos e os outros serão licitados em breve. A expectativa é que o processo licitatório para as obras do Terminal Sede seja iniciado em abril. Ele vai contemplar a construção da estrutura e a requalificação da av. João César de Oliveira, no trecho do viaduto Beatriz até a estação 2 (Fórum). Lembrando que, atualmente, no local onde será construído o Terminal Vargem das Flores, está sendo feito o remanejamento de uma adutora em aço da Copasa, ação indispensável para viabilizar a obra.

O Terminal Ressaca fica na avenida Severino Ballesteros, em frente ao Shopping Contagem; o Petrolândia na Via Expressa, na divisa dos bairros Santa Helena e Petrolândia. O Terminal Vargem das Flores será construído na LMG-808, altura do bairro Darcy Ribeiro; e o Sede, na avenida João César de Oliveira, entre o viaduto Beatriz e o 18° Batalhão da Polícia Militar. Neste trecho, a avenida será deslocada para a direita, o que permitirá que as obras avancem sem alterações no trânsito. O novo traçado, que tem cerca de 200m, já está pronto.

Terminais do Ressaca e Petrolândia integram o SIM e estão concluídos - Fotos: Luci Sallum/PMC

"Os terminais terão a função de integrar efetivamente o sistema de transporte em toda a cidade. O usuário poderá se deslocar de uma região a outra pagando uma só tarifa, mesmo trocando de ônibus. Hoje, as pessoas gastam duas, três passagens para rodar dentro de Contagem. Vamos melhorar a qualidade do serviço e torná-lo mais barato", acrescentou a prefeita.

Outras obras do SIM

O Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) conta com diversas obras de mobilidade e vai muito além dos terminais e das estações. Dentre as intervenções, a ampliação de seis viadutos, a implantação de duas trincheiras e duas alças de retorno, além da avenida Maracanã, a requalificação de outros corredores e até a revitalização de praças, parques e plantio de 3.050 árvores.

Vale ressaltar que a Prefeitura de Contagem segue em negociação com o governo estadual para que as linhas metropolitanas, que representam 60% do transporte público que circula pela cidade, também estejam integradas ao novo sistema. "O SIM está preparado para funcionar otimizado com mais qualidade, ônibus novos, motores que emitem menos poluentes, estamos acompanhando a modernidade e os conceitos de sustentabilidade. Contamos com o esforço conjunto do Estado para entregarmos um transporte público de referência para a população", frisou o vice-presidente da Transcon, Leonardo Reis.

Confira a lista de intervenções que compõem o SIM:

VIADUTOS

- Viaduto Ceasa - concluído