23 FEV 2024
SAÚDE
Central de Hidratação: ampliação da estrutura e das equipes garante atendimento aos pacientes com dengue
Com média de 161 atendimentos por dia, unidade Eldorado vem se consolidando como essencial no tratamento dos casos da doença no município

O aumento no número de casos de dengue em Contagem foi o que motivou a abertura imediata da Central de Hidratação Eldorado. Os índices atuais da doença registrados na cidade comprovam que a decisão foi acertada e que aconteceu no momento certo. Nos 15 dias após sua inauguração, no dia 6 de fevereiro, foram 2.418 pacientes atendidos com sintomas da doença na unidade, o que leva a uma média de 161 pessoas por dia.

É importante lembrar que a Central de Hidratação Eldorado foi aberta, inicialmente, com capacidade para atender 120 pacientes por dia, sendo ampliada quando a prefeita, Marília Campos, fez o anúncio de Estado de Emergência em Saúde na cidade. Isso ocorreu na véspera do Carnaval, quando já havia a previsão de que o número de casos aumentaria, o que foi comprovado posteriormente.

Segundo dados do último Boletim Epidemiológico, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Contagem, no dia 23/2, são 10.433 casos notificados de dengue, 1.740 confirmados, nove óbitos em investigação e um confirmado. Nesse contexto, a Central de Hidratação Eldorado se consolida como fundamental para oferecer um atendimento ágil para a população, contribuindo também para evitar a superlotação nas demais unidades de saúde.

Demanda crescente

Segundo a diretora assistencial do Hospital Municipal de Contagem, Renata Graziela Soares, tanto a Central de Hidratação Eldorado, quanto as unidades de Pronto Atendimento (UPAs) seguem com uma demanda visivelmente crescente. “O número diário de atendimentos continua subindo em todas as unidades. A cada semana, os números superam os da semana anterior, algo que vem sendo percebido desde o início deste ano”, explicou.

De acordo com a diretora do HMC, o número total de atendimentos por dia nas UPAs do município era em torno de mil a cada 24h. Na última semana subiu para 1.500. “Nesta semana, estimamos fechar em, aproximadamente, 1.700 atendimentos por dia nas unidades de urgência do município, que compreendem as UPAs e a Central de Hidratação”. Vale lembrar que os casos de dengue representam 30% dos atendimentos gerais.

Renata Graziela reforçou o alerta também para os cuidados com as crianças, diante do aumento no número de infectados pela doença. “Outro fato que já chama a atenção é o número do adoecimento das crianças. Na semana passada registramos um aumento de 82% nos atendimentos em relação à primeira semana de janeiro. Além disso, elas vêm sendo acometidas também por quadros gripais, o que deve ser motivo para que todos redobrem a proteção sobre eles”, destacou.

Prevenção é o melhor remédio

O mosquito que transmite tanto a dengue, quanto a zika e chikungunya é o mesmo e se reproduz, em larga escala, em recipientes com água parada. O período chuvoso, como este que estamos atravessando, se torna propício para sua proliferação e, por consequência, a contaminação de grande número de pessoas.

“Mais do que tratar as pessoas que foram infectadas pela dengue, o melhor caminho é sempre a prevenção, o que conta hoje com um grande empenho da gestão municipal, mas que depende também de cada cidadão, que deve fazer a sua parte, mantendo limpos qualquer recipiente que possa acumular água”, explicou a diretora do HMC.

A Prefeitura de Contagem tem trabalhado intensamente para conter  a proliferação do mosquito. Ao todo, 45 equipes de agentes de combate a endemias (ACEs) circulam na cidade, identificando as necessidades e trabalhando para reduzir as possibilidades de contágio, além da intensificação dos mutirões de limpeza nos bairros e a aplicação de larvicidas nos locais identificados como foco do Aedes aegypti. Além disso, sete unidades básicas de saúde (UBSs) tiveram seu horário estendido para atender, especificamente, casos suspeitos de dengue.

“O mais importante é que cada um faça a sua parte e que, juntos, possamos combater o mosquito transmissor da dengue”, enfatizou Renata.

Atendimento

Sempre que houver suspeita de qualquer arbovirose, incluindo a dengue, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta a população a procurar atendimento médico, primeiramente, na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência (mais próxima de casa), e evitar a automedicação, devido a riscos de complicações da doença.

Em Contagem são oferecidos atendimento, diagnóstico, tratamento e acompanhamento. Assim, ao apresentar qualquer sintoma como febre, dor de cabeça e atrás dos olhos, dor no corpo, fraqueza, náuseas e vômitos, dor abdominal, e manchas vermelhas pelo corpo, a pessoa deve procurar uma das 76 unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Fora deste horário, deve-se procurar as unidades de Pronto Atendimento (UPAs), funcionam 24 horas; as 17 UBSs com horário estendido até as 19h, ou a Central de Hidratação Eldorado (rua Trajano de Araújo Viana, 1.838 - bairro Cinco), que oferece atendimento externo até 22h. CLIQUE AQUI e confira horários e endereços de todas as unidades de saúde.