Na sexta-feira (12/1), ocorreu o plantio de 27 mudas na avenida Prefeito Gil Diniz, em frente ao campo de futebol, e na rua Padre Joaquim Martins. O objetivo é realizar cem plantios ao longo dos próximos dias, somente na região Sede. Essa é mais uma ação do Projeto “Verdejar Contagem”, que foi retomado este ano, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental. Na sequência, os plantios seguirão para as demais regiões da cidade.
De acordo com o subsecretário de Praças, Parques e Áreas Verdes, Lindomar Diamantino, foco para este ano com o “Verdejar Contagem” é ampliar significativamente o plantio de árvores em Contagem, promovendo uma cidade mais sustentável e ecologicamente equilibrada, sendo um dos objetivos a longo prazo, a criação de um horto municipal que fornecerá mudas à população, incentivando a participação ativa na expansão do verde urbano.
“Diante de tudo que estamos vivendo nos últimos anos, o Verdejar é muito importante para nossa cidade. Este projeto, que visa melhorar a cobertura verde da cidade, é crucial para elevar a qualidade de vida dos cidadãos de Contagem. A importância não está apenas na estética das áreas verdes, mas também na melhoria ambiental e na mitigação dos impactos climáticos”, explicou.
A expectativa é de que, ao longo do ano de 2024, sejam plantadas, aproximadamente, 8.000 árvores, contribuindo significativamente para a melhoria do microclima local, a absorção de dióxido de carbono e a preservação da biodiversidade.
Ieda Gripp, moradora da região, participou da ação na avenida Prefeito Gil Diniz, e falou sobre a importância da realização dos plantios, que além de deixar a cidade mais bonita e com um ambiente mais verde e saudável, também representa um gesto em direção a uma cidade melhor e com mais qualidade de vida para as futuras gerações.
Moradora da região Sede, Ieda Gripp participou do plantio e destacou a importância de todos ajudarem a cultivar o futuro. Fotos: Ronnie Von/PMC
“Essa iniciativa não é apenas sobre plantar mudas, mas sim semear esperança e responsabilidade ambiental. Ao cuidarmos do nosso espaço, estamos construindo um legado para as futuras gerações, proporcionando um ambiente mais equilibrado e saudável. É muito importante que todos abracem essa causa, plantando uma muda e cultivando um futuro melhor para todos nós", finalizou.
A ação continuou hoje (15/01), na rua Levi Diniz da Costa, avenida Dilson de Oliveira e em outro ponto da avenida Prefeito Gil Diniz, dessa vez em frente ao Marco Inaugural. A partir desta terça (16/1), os plantios serão realizados na região de Vargem das Flores e na próxima semana será a vez da Petrolândia, totalizando até o final de janeiro, o plantio de 600 mudas nas três regiões.
CLIQUE AQUI e acesse a galeria de fotos. Fotógrafo: Ronnie Von/PMC