Para fortalecer a segurança pública, na última terça-feira (12/12), foi inaugurada a Inspetoria Industrial da Guarda Civil de Contagem (GCC). O órgão será responsável pelo patrulhamento de prevenção e cidadania nas regionais Industrial e Riacho.
Com foco nas ações de descentralização com base no policiamento comunitário e na aproximação com a população local, essa é a quarta Inspetoria implementada no município de Contagem.
A solenidade de inauguração contou com a presença do vice-prefeito, Ricardo Faria; de representantes do 39ª Batalhão da Polícia Militar (PMMG) e da Regional Industrial. A secretária municipal de Defesa Social, Viviane França, ressaltou a importância deste novo equipamento público. ”Estamos aqui para trabalhar por Contagem. São muitos os avanços que beneficiam as pessoas que residem nesta cidade e esses benefícios se expandem por todo o município e refletem no combate e na prevenção à violência. É dessa forma que conseguiremos garantir mais segurança: com uma Guarda Civil, sempre protetora, patrulheira e amiga”, destacou.
Para a comandante Anita Carvalho que estava presente na solenidade, juntamente com seu adjunto, o subcomandante Adrinei Eustáquio, o novo equipamento pretende potencializar o trabalho da Guarda e facilitar o atendimento ao cidadão. “Essa divisão operacional da GCC visa atender com eficiência a resposta das ocorrências, quando forem acionadas, na questão preventiva. Fazemos essa entrega com o maior carinho e afeto e esperamos estreitar ainda mais o laço com toda a comunidade”, finalizou.
A Guarda Civil trabalha de forma regionalizada, buscando facilitar o acesso à comunidade, assim como garantir agilidade no atendimento à população. Antes, o ponto de patrulhamento da região Industrial era feito pela Inspetoria Eldorado, mas, com o objetivo de otimizar o atendimento e as necessidades, foi instituído mais uma base.
Mais formação técnica
Durante o mês de dezembro, os 384 agentes têm feito cursos de Aperfeiçoamento Técnico (APP) para capacitá-los. Os cursos envolvem aptidão física, respeito à diversidade, direitos humanos, buscando melhorar o patrulhamento cidadão na cidade.
Além disso, 311 desses servidores foram selecionados para ganhar a Bolsa Formação do Governo Federal, para que toda a corporação passe por uma conscientização com eixos temáticos dentro do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI II), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o foco no respeito às mulheres, no combate a violência de gênero, assim como o preconceito racial e as intolerâncias, pensando nos direitos humanos e nas diversidades.
Complementando ainda mais o equipamento de segurança pública, que são essas bases de pontos focais da Guarda Civil, nas regiões do município de Contagem, antes apenas nas regionais Eldorado, Sede e Ressaca, totalizando agora, quatro no município, com a chegada da Inspetoria Industrial. Para 2024, no primeiro trimestre, é esperado também a inauguração de um polo na região de Vargem das Flores.
Clique aqui e confira a galeria de fotos . Adelcio Ramos/PMC