27 NOV 2023
DEFESA CIVIL
DEFESA SOCIAL
Defesa Civil se mantém alerta e promove ações com municípios vizinhos para o período de chuvas
Foto: Kauan Brito/PMC

A Prefeitura de Contagem realizou, na última semana, encontros que englobam debates sobre o período chuvoso na cidade: “2ª Café com as Defesas Civis” e “Reunião com o Comitê Gestor de Área de Risco (CGAR)”, que contou também com a participação de representantes das defesas civis de Belo Horizonte, Betim e Esmeraldas.

No primeiro momento, a Defesa Civil de Contagem foram destacados projetos e parcerias que a pequeno, médio e longo prazo possam surgir ao longo do tempo, com a apresentação de cenários em que Contagem está inserida. Atualmente, o município conta com mais de 621 mil pessoas residindo na cidade, sendo que 10% desse total está em área de risco. Ao todo, o município possui 105 locais com riscos geológicos e 150 hidrológicos.

Também na pauta, a Defesa Civil de Contagem comentou sobre as principais bacias que fazem fronteira com alguns municípios e pediu atenção a esses locais durante as chuvas e cheias que possam ocorrer. São elas: bacia Vargem das Flores, no limite com Esmeraldas, Betim e Ribeirão das Neves; bacia da Pampulha, faz divisa com Neves e Belo Horizonte; bacia do Arrudas, limite com Belo Horizonte; bacia do Imbiruçu que está próxima a Betim.

“O café com as Defesas Civis teve como objetivo fortalecer ainda mais a nossa rede de apoio, união e que cada instituição saiba sobre os riscos que possam surgir numa eventualidade. A ideia é mantermos uma rede sistematizada e fortalecida dentro e fora de Contagem”, comentou a secretária Municipal de Defesa Social, Viviane França.

No segundo momento, foi destacado o encontro da CGAR que contou com a participação da Defesa Civil de Contagem, Guarda Civil de Contagem (GCC), secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), de Saúde (SMS) e de Obras e Serviços Urbanos (Semobs), além da presença de representantes das regionais Eldorado, Industrial, Nacional e Vargem das Flores.

Foram apontados dados pluviométricos (refere-se à quantidade de chuva por metro quadrado em determinado local e período); o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Plancon) 2023-2024, que tem como objetivo estabelecer procedimentos para a gestão de riscos e desastres; além de dados sobre as ações realizadas nos 32 Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs). Os núcleos são compostos por cidadãos que moram em áreas de risco e, por meio do trabalho voluntário e solidário, dão apoio às ações da Defesa Civil no município.

Viviane França destacou que o CGAR passará a se reunir semanalmente no período de chuvas. “As ações preventivas coordenadas pelo comitê tem sido um diferencial em Contagem no período das chuvas. Depois do lançamento do Plano de Contingência 2023, agora monitoramos as áreas mais críticas. Uma rede sistematizada e fortalecida será fundamental para as mudanças climáticas que estão acontecendo e que atingem diretamente as cidades”, finalizou França.

Conscientização dos moradores

Com o início do período chuvoso, a Defesa Civil de Contagem direciona seus esforços para a mobilização da Campanha “Contagem se prepara para as chuvas". A campanha objetiva trabalhar com a comunidade contagense sobre medidas de prevenção e mitigação de desastres.

Assim, seguindo um dos principais pilares da administração municipal, a Defesa Civil de Contagem mantém o compromisso de valorizar a participação popular, e assim, realizar a gestão conjunta do risco no município.

“Ao longo dos próximos meses a Defesa Civil se dedicará a conversar e informar a população sobre formas de prevenção e atuação em situações de risco, como alagamentos e deslizamentos”, finalizou a subsecretária de Defesa Civil, Ângela Gomes.

Autor: jornalista Leonardo Melo / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo