23 NOV 2023
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
PROCON
SERVIÇO
Procon Contagem realiza pesquisa de preços e reúne dicas para consumidores aproveitarem a Black Friday

Nesta sexta-feira do mês (24/11) ocorrerá a Black Friday, uma data estadunidense que inaugura a temporada de compras natalinas. O evento ocorre um dia após o feriado de ação de graças nos Estados Unidos. A data foi incorporada pelo comércio no Brasil e marca o crescimento nas relações de consumo devido às promoções realizadas pelas lojas e marcas. O Procon Contagem orienta os consumidores a não cair em golpes e supostas ofertas generosas da data, de modo a aproveitar as promoções da melhor maneira possível.

A superintendente do Procon, Silvania Silva dos Santos, informou que o Procon Contagem já iniciou a fiscalização de diversas lojas físicas e também virtuais. O intuito é para que, no dia do evento, os preços estejam realmente de acordo com o que foi verificado e apurado. “A equipe de fiscalização está atenta às possíveis infrações consumeristas que envolvam principalmente a incompatibilidade, falsidade e maqueamento de preços. Também estaremos vigilantes na sexta-feira para apurarmos possíveis denúncias”.

O Procon recomenda que, para além da fiscalização realizada pelo órgão, os consumidores também verifiquem os preços e realizem as provas de comparação, redobrando a atenção para as compras on-line durante essa data, se atentando para a verificação da autenticidade do site da compra. Nesse cenário, o Procon Contagem reforça as seguintes dicas:

Cuidado com os sites falsos – Diante do número grande de golpes por meios de compras em sites falsos o consumidor deverá ficar atento a veracidade do site verificando, pela plataforma Reclame Aqui, se constam reclamações.

Verifique a procedência da loja – É importante saber a credibilidade do fornecedor no mercado antes de realizar a compra. Pesquise sobre ele nos sites de avaliações, leia os comentários nas redes sociais e confira se está tudo certo com o CNPJ. A consulta pode ser feita clicando aqui

Pesquise o histórico de preços – Pesquise o histórico de preço do produto antes de comprar. Levantamentos feitos por plataformas de comparação de preços mostram que, às vésperas da Black Friday, existe uma tendência de aumento dos valores dos produtos de determinados segmentos, tais como celulares e eletrodomésticos, para que, no dia da oferta, seja dada uma falsa impressão de desconto. Fique atento para não cair em ofertas irreais.

Tire dúvidas sobre o pós-venda da loja – Saiba qual a política de troca da loja, como prazos e condições para que ela seja efetuada. É importante ressaltar que a troca não é obrigatória quando o produto se encontra em perfeitas condições. Além disso, o prazo de sete dias para desistir da compra sem justificativa só se aplica em compras realizadas fora do estabelecimento comercial físico. Por isso, informe-se e evite transtornos.

Escolha a melhor forma de pagamento – Prefira comprar à vista, especialmente nos casos em que a loja oferece desconto para pagamento nessa condição. Mas caso precise parcelar, dê preferência para o cartão de crédito, forma mais segura para o pagamento nestes moldes, lembrando-se, claro, de observar se as parcelas não pesarão no orçamento familiar dos meses seguintes.

Canal do Procon para denúncias

Durante a Black Friday, na sexta-feira (24/11), a equipe de Fiscalização do Procon Contagem estará nas ruas com o intuito de proteger e garantir a segurança durante as compras nesse período. Em caso de violação aos direitos, o consumidor poderá acionar o Procon Contagem pelo WhatsApp (31) 98979-4168, das 8h às 17h, ou e-mail procon@contagem.mg.gov.br.

Autor: Isabela Melo / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo