Remédio ao alcance da mão, literalmente, é uma realidade em Contagem desde o início deste ano, quando foi lançado o aplicativo “Aqui tem remédio”, por meio do qual a população se informa sobre a disponibilidade dos medicamentos distribuídos gratuitamente nas farmácias municipais e em qual unidade mais próxima encontrá-los.
O sucesso do aplicativo pode ser medido pelo número de receitas aviadas, cerca de 600 mil até setembro de 2023; pela quantidade de acessos diários, em torno de 1.300; e pelo prêmio internacional “Governo Aberto - Reformas Inspiradoras”, concedido ao município pela Open Government Partnership (OGP), na Estônia.
A professora Solange Quintão, moradora do bairro São Luiz Industrial, na região Petrolândia, é uma das usuárias do sistema. Ela só tem elogios para o aplicativo. É nele que ela verifica onde encontrar os medicamentos que usa continuamente, como Omeprazol ou esporadicamente, como é o caso de Amoxicilina com Clavulanato, o qual fez uso há alguns meses. “Eu acho bem legal poder ver os estoques das farmácias públicas da cidade inteira e até descobrir outros medicamentos disponíveis, como foi o caso do ácido fólico, que eu encontrei pelo aplicativo e tenho usado sempre”, contou.
Contagem é a única cidade mineira integrante da OGP, organização internacional criada em 2011 com o objetivo de valorizar e divulgar governos e gestores comprometidos com a participação popular, a transparência e com as inovações tecnológicas para o fortalecimento da democracia.
O aplicativo foi lançado pela Prefeitura de Contagem na busca pela implantação de um modelo de governo aberto, digital, transparente e focado na participação popular. Contagem ingressou na OGP em maio de 2022, tendo sido a única representante do Brasil aprovada pela organização.
De acordo com a diretora de assistência farmacêutica da PMC, Patrícia Almeida Moreira, o serviço é muito importante, pois garante aos usuários do sistema de saúde municipal o acesso à informação, consulta aos medicamentos prescritos, se estão disponíveis e onde encontrá-los. “Além disso, as pessoas evitam deslocamentos desnecessários, podendo ir onde sabem que serão atendidas e encontrar o que precisam”, explicou
O “Aqui tem Remédio” pode ser acessado, clicando aqui
Matérias relacionadas:
https://portal.contagem.mg.gov.br/portal/noticias/0/3/77135
https://portal.contagem.mg.gov.br/portal/noticias/0/3/78589/