A sede da Prefeitura de Contagem receberá, sábado (21/10), das 10h às 17h, no Espaço do Encontro, a segunda etapa da III Conferência Municipal de Cultura, que traz como tema “Reconstrução, Participação e Ação”.
A atividade tem o objetivo de rever o atual Plano Municipal de Cultura, um importante instrumento de planejamento de políticas públicas culturais, que prevê ações de curto, médio e longo prazo para a cidade, além de delinear diretrizes e promover o debate sobre as políticas culturais junto à sociedade civil.
A segunda etapa da conferência terá um caráter complementar revisional para atender dois eixos temáticos que não foram contemplados em 2022: “Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural” e “Direito às Artes e às Linguagens Digitais”. Os debates têm a premissa de revisar as deliberações, reeleger os delegados e promover novos debates de acordo com as diretrizes divulgadas pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei 4647/13.
De acordo com o secretário de Cultura, Ramon Santos, revisitar o tema da conferência do ano passado à luz da diversidade e do acesso às linguagens digitais é de fundamental importância para garantir o acesso e o direito às políticas culturais do contagense. “Para além de toda importância subjetiva, a cultura possui uma significativa relevância econômica e, por isso, é importante investir no setor. Sem dúvida, a cultura aproxima as pessoas, educa e proporciona grandes experiências. Abrir esse debate para a sociedade civil é um passo considerável para a democratização da cultura”, complementou o secretário.
A programação do evento conta com mesas de debate e encontro dos grupos de trabalho, além da plenária final e de uma intervenção cultural. A mesa de abertura terá a participação do secretário Ramon Santos e do subsecretário, Marcelo Bones, que farão o anúncio das ações da Secretaria de Cultura (Secult) do município.
A mesa 1 terá como eixo a “Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural” e contará com a participação da superintendente de Políticas Culturais da Secult, Aniele Leão, e do secretário de Direitos Humanos e Cidadania de Contagem, Marcelo Lino.
A mesa 2 abordará a temática do “Direito às Artes e às Linguagens Digitais”, com a participação do jornalista Felipe Pedrosa. A mediação ficará à cargo do superintendente de Gestão Integrada da Secult, Rodrigo Barroso.
O encontro dos grupos de trabalho também faz parte das atividades do evento e vai debater os eixos temáticos da conferência, assim como a intervenção cultural com os artistas Lenna Santos, Daniel Querino e Carlos Luiz de Almeida.
A primeira etapa da III Conferência Municipal de Cultura aconteceu entre os dias 05 e 13 de agosto de 2022, e trouxe para o debate quatro eixos temáticos: “Democratização no acesso à cultura”; “Identidade, memória e patrimônio cultural”; “Formação cultural” e “Fomento à cultura”.
As conferências
As conferências são espaços destinados ao aprofundamento do diálogo entre a sociedade civil e o poder público, com o objetivo de avaliar, debater e construir programas e ações no campo das políticas públicas culturais. No âmbito municipal, cabe à Prefeitura a responsabilidade pela convocação, regulamentação e realização das conferências, oferecendo a estrutura necessária para a realização das atividades.
Contagem dispõe de uma legislação específica sobre o Sistema Municipal a de Cultural, trata-se da Lei 4647/2013, que regulamenta toda as instâncias, instrumentos, conselhos representativos e as formas de operacionalizar a política cultural da cidade, e, entre essas ações, a Conferência Municipal de Cultura (CMC).
Programação
10h30 | Mesa de abertura: Ações da Secretaria de Cultura, com Ramon Santos e Marcelo Bones
10h45 | Mesa 1: Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural, com Aniele Leão e Marcelo Lino
11h30 | Mesa 2: Direito às Artes e às Linguagens Digitais, com Rodrigo Barroso e Felipe Pedrosa
13h30 | Encontro dos Grupos de Trabalho
15h30 | Plenária Final