19 OUT 2023
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
PROCON
SERVIÇO
Procon Contagem alerta para golpes do depósito falso contra aposentados e pensionistas do INSS

Nos últimos meses, o Procon Contagem tem recebido um alto índice de reclamações que o colocou em estado de alerta, à medida que um novo e nocivo golpe tem vitimado idosos no município. O golpe é direcionado a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os fraudadores se passam por representantes do instituto e ligam para os idosos afirmando que há um valor a ser depositado em suas contas. No entanto, o que parece ser uma boa notícia se transforma em um pesadelo financeiro para essas pessoas.

A superintendente do Procon Contagem, Silvânia Silva dos Santos, explicou que as abordagens acontecem via ligação de telefone ou por mensagem de celular. Durante o contato com o idoso, os golpistas solicitam dados pessoais e documentos para que o suposto depósito seja efetivado. “Contudo, em vez de um benefício adicional, essas chamadas telefônicas fraudulentas levam a inclusão involuntária dos aposentados e pensionistas em empréstimos consignados, criados em diversos bancos, que consomem suas economias debitando diretamente de seu benefício, deixando-os em uma situação de desamparo financeiro e emocional”, detalhou.

Para evitar cair nesse tipo de golpe, a superintendente recomendou aos aposentados e pensionistas que fiquem alertas. “É fundamental estar ciente de que os agentes do INSS não são autorizados a solicitar documentos pessoais por telefone. Assim, é crucial que todos permaneçam vigilantes e busquem orientações de fontes confiáveis, antes de compartilhar informações pessoais ou se envolver em acordos financeiros suspeitos”, reforçou.

Ela explicou que o aplicativo do “Meu INSS - Central de Serviços” é recomendado como um canal confiável para pedir benefícios ou serviços, acompanhar o andamento dos pedidos feitos, solicitar aposentadoria, receber o pagamento de benefícios e acompanhar a contribuição no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

De acordo com Silvana, a prevenção é a melhor defesa contra esse tipo de golpe, enfatizando a importância de verificar a autenticidade. “Busquem orientação, junto aos canais oficiais de comunicação do INSS ou Procon Contagem, antes de compartilhar dados pessoais via telefone, mensagens de SMS ou mensagens pelo WhatsApp”, recomendou a superintendente.

Fale com o Procon Contagem

Em casos de dúvidas, reclamações ou denúncias, a pessoa poderá procurar orientações junto ao Procon Contagem pelo Disque Procon, número 151; e-mail procon@contagem.mg.gov.br, ou na sede do órgão, localizada na avenida José Faria da Rocha, 1016, bairro Eldorado. O atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

Autor: Isabela Melo / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo