Cerca de 80 voluntários, entre pessoas físicas e representantes de pessoas jurídicas, receberão treinamento no próximo sábado (21/10). Os inscritos vão auxiliar a Defesa Civil durante o período chuvoso e/ou em situações de desastres, como inundações, deslizamentos, tempestades ou o sofrimento das famílias afetadas. A capacitação é uma parceria entre a Prefeitura de Contagem e o Corpo de Bombeiros e ocorrerá no Centro de Treinamento da corporação, na região da Sede (rua do Registro, nº 2001, bairro Colonial).
Foram cadastrados indivíduos acima de 18 anos, pessoas físicas (para ajudar no apoio, acolhimento e humanização ao pré-salvamento e pós-desastres) ou jurídicas (empresas que possam reforçar as ações da Defesa Civil para assistir às famílias atingidas, doando ou disponibilizando materiais, equipamentos e pessoal no atendimento às vítimas de eventos graves).
“A Defesa Civil trabalha com a prevenção, proteção e respostas a desastres, mas para isso é importante a participação do cidadão na conscientização de noções de pré-salvamento, primeiros socorros e nas principais ações que possam ocorrer em áreas de risco hidrológico e geológico”, explicou a subsecretária de Defesa Civil, Ângela Gomes.
A capacitação integra o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Plancon) 2023-2024 que está sendo finalizado pela Prefeitura e que será apresentado em Audiência Pública, na Câmara Municipal de Contagem, na próxima quarta-feira (25/10).
O Plancon é um documento elaborado com o objetivo de estabelecer procedimentos para a gestão de riscos e desastres, pois permite uma atuação mais qualificada e coordenada dos órgãos envolvidos, contribuindo para a redução de danos e prejuízos decorrentes de desastres naturais e catástrofes socioambientais
O que é voluntariado?
É a maneira utilizada por pessoas físicas e/ou jurídicas que não possuem vínculo empregatício com o município para se envolver em atividades inerentes à administração pública. O serviço não remunerado tem relevância social e atende ao que está previsto na Lei nº. 9.608/98, que dispõe sobre o serviço voluntário e dá outras providências.
Quem se cadastrou?
Foram duas categorias de voluntários acima de 18 anos: pessoa física e pessoa jurídica.
A categoria de pessoa física se refere a indivíduos que se colocam à disposição da Defesa Civil para tarefas de apoio, acolhimento e humanização no pré-salvamento e pós-desastres. Os voluntários cadastrados no sistema podem participar de capacitações.
Já a categoria de pessoa jurídica credenciou empresas que têm recursos e que podem reforçar as ações da Defesa Civil para assistir as famílias atingidas por desastres, doando ou disponibilizando materiais, equipamentos e pessoal no atendimento às vítimas de eventos graves.
O cadastro foi efetivado de imediato e permanecerá ativo até solicitação de interrupção realizada pelo voluntário.