A Prefeitura de Contagem segue o compromisso de fortalecer a participação popular e escuta dos moradores diariamente na escolha e priorização das intervenções e pequenas obras realizadas nas Regionais. Nesta última semana, duas solicitações que visam preparar as ruas e avenidas para o período chuvoso foram atendidas.
Na Vila Lempp, foi realizada a limpeza e o desassoreamento do córrego que atravessa a região. A ação busca retirar do fundo do córrego os resíduos descartados irregularmente para recuperar o curso de água natural e evitar transbordamentos.
Como explica o subsecretário de Obras e Manutenções, Jaci Cota, “ao nos aproximarmos do período de chuvas é necessário uma atenção aos locais onde há risco de alagamentos. É exatamente esta a situação do córrego da Vila Lempp. O local estava aterrado em uma boa parte de sua extensão”, contou.
No local, máquinas foram utilizadas para realizar a limpeza do curso d’água e o entorno foi capinado. Espera-se que com a intervenção ambiental o córrego direcione a água das chuvas com normalidade.
O administrador da Regional Riacho, José Rodrigues, reforçou para a população que “a Regional Riacho tem um compromisso constante com o meio ambiente. Esta ação de limpeza dos córregos tem extrema importância e contribui para uma Contagem mais verde e sustentável”.
Já na avenida Régulus, localizada no Jardim Riacho das Pedras, foi necessário dar início a uma intervenção para corrigir a erosão que surgiu em um ponto do córrego que perpassa a avenida. No local, a contenção foi realizada com sacarias, um material muito utilizado por ser durável, ecológico e de baixo custo.
O subsecretário explica que “a erosão coloca em risco a integridade da via, desta forma demos início a intervenção que tem previsão de ser concluída em 30 dias”, projetou.