A Prefeitura de Contagem informa que tomou as medidas necessárias para assegurar a qualidade da alimentação fornecida em seu Complexo Hospitalar e Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), com novos fluxos e processos:
- Implantação de protocolo de tempo máximo, de 1h30, de permanência de refeições nas enfermarias;
- Adoção de controle de horário de entrega das dietas de pacientes e acompanhantes, individualmente;
- Troca dos atuais marmitex de isopor, que têm fechamento irregular, por material mais rígido e com fechamento com material transparente;
- Ampliação de fiscalização da Prefeitura de Contagem na cozinha da empresa que fornece as refeições;
- Implantação de porcionamento de dietas especiais, nas instalações do Serviço de Nutrição e Dietética (SND) dos equipamentos públicos, com posterior inspeção e lacre dos marmitex;
- Ampliação da informação dos canais de comunicação da Ouvidoria Municipal e Ouvidoria SUS para os acompanhantes e pacientes;
- Implantação do canal eletrônico de reclamações/elogios para os colaboradores;
- Construção, em quatro meses, da cozinha industrial e de refeitório em área anexa ao Complexo Hospitalar, como forma de redução drástica da logística e intervalo entre produção, distribuição e consumo dos alimentos.
Desde a denúncia de supostas larvas encontradas em um marmitex no Centro Materno Infantil (CMI), duas sindicâncias estão em andamento - uma feita pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e outra feita pelo Serviço Social Autônomo (SSA), ente que administra os hospitais e as UPAs da cidade. As sindicâncias têm prazo de 30 dias, prorrogáveis por mais 30, para serem concluídas.
Paralelamente, a Vigilância Sanitária (Visa) do município e a Fundação Ezequiel Dias (Funed) estão fazendo exames em amostras da comida servida aos pacientes no dia da denúncia, bem como em amostras do marmitex onde houve o suposto problema. A Prefeitura de Contagem também busca informações e análises de especialistas em entomologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Preocupada com uma apuração completa dos fatos, a Prefeitura de Contagem buscou ainda a Polícia Civil e solicitou formalmente uma investigação.
A Prefeitura de Contagem reafirma seu propósito de melhorar a prestação dos serviços públicos com qualidade, transparência e eficiência como princípios fundamentais de sua atuação.