15 SET 2023
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
PROCON
Prefeitura empossa membros Condecon e reforça compromisso com as relações de consumo
Foto: Isabela Melo/PMC

Representantes das organizações não governamentais, sociedade civil, entidades de fornecedores e de consumidores estiveram presentes na solenidade de posse do Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Condecon), biênio 2023/2025, na noite de quarta-feira (13/9), na Prefeitura de Contagem. Além de reforçar o princípio da atual gestão de fomentar a transparência e a participação popular nas decisões, o momento da posse evidencia a importância dos conselhos municipais como uma instância de composição plural e paritária entre governo e sociedade civil. Foram empossados 25 conselhos (as) entre os titulares e seus respectivos suplentes.

Para o vice-prefeito de Contagem, Ricardo Faria, o Condecon é importante como forma de reforçar os laços entre fornecedores e consumidores.  “É fundamental trabalharmos a conscientização de ambos, para que a relação possa ser cada vez mais justa e aprimorada. Mais uma vez, nosso governo reafirma ser democrático popular, que valoriza a participação de todos”.

O secretário Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Marcelo Lino, destacou que o conselho e o Procon Contagem possuem o papel de compreender os anseios dos consumidores da cidade, possibilitando a educação, suporte e orientação para o consumo. “Acreditamos que uma cidade melhor perpassa por consumidores bem orientados e com todos os seus direitos adquiridos nas relações de consumo”.

A superintendente do Procon Contagem, Silvania Silva dos Santos, ressaltou a importância dos conselhos municipais em uma gestão democrática e transparente. “Com a posse dos conselhos, reafirmamos as possibilidades da gestão pública, com a participação da população, de definir quais são os projetos necessários e a fiscalização sobre as peculiaridades dos consumidores do nosso município. Democracia e transparência, são as duas palavras que podem definir essa união”.

O conselheiro empossado, Maurício Cassim, representante das entidades das donas de casa, afirmou que o momento “é significativo para os conselheiros que terão desafios e sugestões pela frente, na busca constante do diálogo entre o governo e a população”.

Na solenidade de posse, o advogado e professor, Ricardo Morishita Wada, fez uma palestra  a respeito das informações necessárias aos comércios, populações, instituições e empresas na busca de diálogo, melhoria na prestação de serviço e, principalmente, na defesa e equilíbrio nas relações de consumo.

O administrador do Fórum de Contagem, Hebert Neiva Sucupira prestigiou a cerimônia.

Confira os empossados para o biênio 2023/2025:

Superintendência de proteção e defesa do consumidor - Procon Contagem

• Silvania Silva dos Santos
  • Rafaela Altino Ribeiro

Procuradoria-Geral do Município de Contagem

• Joel Silêncio de Andrade
  • Jannifer Gonçalves Nogueira

• José Adailton Teixeira Pego
  • Lucas Cândido de Oliveira

• Mara Telma da Silva

Elizangela Márcia dos Santos

Secretaria Municipal de Fazenda