“Mais tranquilidade”, assim o morador do bairro Quintas Coloniais, Gerson Pacheco de Pinho, 67, definiu o momento, durante a liberação do trânsito na ponte da avenida Dulce Geralda Diniz que passa sobre o córrego Matadouro/Maracanã realizada na manhã desta segunda-feira (11/9). A ponte liga as pistas da avenida Dulce Geralda Diniz, que é cortada pelo leito do córrego e a liberação das vias traz maior fluidez ao trânsito de veículos que circulam pelo local, além também de maior segurança aos pedestres. Pois, além da pista, a ponte conta com guarda-corpo e faixas para pedestres. Ela integra o projeto da avenida Maracanã e é fundamental na viabilização da obra.
Na ocasião, a prefeita de Contagem, Marília Campos, explicou que, após a conclusão da obra, o tráfego não passará pela Sede, o que vai gerar mais qualidade para a região, além de ajudar a desenvolvê-la, com a expansão e recebimento de novos empreendimentos, sejam residenciais ou empresariais, a partir das definições do novo Plano Diretor de Contagem. “Esta obra é estruturante, o que não se faz do dia para noite. Hoje estamos aqui para inaugurar uma ponte, outro dia foi para liberar o viaduto sobre a LMG-808. E em dezembro estaremos aqui para inaugurar as pistas da avenida Maracanã”.
A prefeita ainda agradeceu à Câmara de Vereadores a parceria que vem garantindo empréstimos para realizar as obras necessárias ao desenvolvimento da cidade.
“Essa obra é extremamente importante para nós, os moradores, e para a acessibilidade das pessoas. Constantemente tinha inundação aqui no bairro, trazendo muita tristeza, amargura, porque perdiam tudo. Graças a Deus que a Prefeitura está fazendo essa obra”, disse Gerson Pacheco de Pinho. “A gente, inclusive, vai usar esse novo asfalto como uma pista de caminhada”, completou ele já pensando no futuro.
A pensionista Maria Aparecida Ribeiro, 63, também acompanhou a liberação e era outra moradora contente por mais uma obra que vai mudar, para melhor, a vida de quem vive na região. “Isso aqui está ficando muito bom. A gente mora bem ali, em um terreno que inundava tudo, mas com essa obra, dessa dimensão, tenho certeza que será coisa do passado. Estou achando uma maravilha. A gente não vai ver mais inundação, toda aquela tristeza não tem mais”.
O próximo período de chuvas que se aproxima vai encontrar dessa vez um canal ampliado, para maior e melhor escoamento das águas. A obra também está preservando a mata ciliar no entorno do córrego, proporcionando a preservação de recursos naturais, especialmente os hídricos, além da implantação de um sistema de esgotamento sanitário eficaz ao longo de toda a sua extensão. As equipes da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos limparam o córrego, desassoreando seu leito.
O presidente da Câmara Municipal, o vereador Alex Chiodi, lembrou que o “imbróglio” da avenida Maracanã vem se arrastando desde 2018, sem nenhum avanço na gestão passada. Mas na atual gestão, a Prefeitura refez o projeto, abrindo nova licitação, organizando prazos que se concretizam em obras realizadas como a ponte inaugurada na data de hoje. “O que vemos aqui hoje é a alegria dos moradores com essa obra. O que digo aqui serve para essa e para outras obras por toda a cidade”, destacou Chiodi que mora nos arredores da futura avenida Maracanã.
Melhoria do bem-estar da população
Orçada em R$302 milhões, é a maior obra pública em andamento na cidade, que vai margear o córrego nos dois sentidos. Com extensão de 4,5 km, a avenida Maracanã está localizada entre a rua Albert Schwaitzer, no bairro Alvorada, na região da Sede, e a Rodovia LMG-808, na região de Vargem das Flores.
A obra da avenida Maracanã vai permitir uma redução no tempo de deslocamento entre Nova Contagem e o metrô do Eldorado; relevante diminuição no volume de tráfego no centro histórico da cidade; facilitação do desenvolvimento da região no entorno pela ampliação da capacidade de escoamento logístico do sistema viário; ou seja impactos positivos em toda a região metropolitana, integrando cidades vizinhas como Esmeraldas, Betim, Ribeirão das Neves, Belo Horizonte, além das regiões de Contagem, como Vargem das Flores, Ressaca, Sede e Eldorado.
Clique e acesse as fotos. Fotógrafo: Adélcio Ramos/PMC