Na próxima terça-feira (29/8), a prefeita de Contagem Marília Campos dará posse aos 343 conselheiros e conselheiras regionais durante cerimônia que será realizada, às 18h, na Tenda Encontro, na sede do executivo, na praça Tancredo Neves, no Centro de Contagem.
Ao todo serão empossados 196 titulares e 147 suplentes, sendo 175 conselheiros e 167 conselheiras. Eles foram eleitos no mês de junho último, durante processo eleitoral que mobilizou cerca de 10 mil pessoas nas plenárias realizadas nas oito regionais de Contagem. Outros 121, sendo 61 mulheres e 60 homens, foram indicados pelo Poder Público. Os novos conselheiros terão mandato para o biênio 2023/2025 e vão ajudar o executivo municipal a governar em seus territórios, trazendo as necessidades de cada região para o governo.
Importância dos conselhos regionais
Os conselhos regionais são canais de comunicação importantes da atual gestão com a comunidade. Por meio deles, a Prefeitura de Contagem abre uma escuta da população por meio da participação popular e assim poder realizar as melhorias que a população julgar mais necessárias.
No ano passado, foram escolhidas pelos conselheiros regionais 75 obras em todas as oito regionais da cidade. De modo ativo, os conselheiros e conselheiras participaram, elaboraram, discutiram e aprovaram as intervenções que julgaram ser importantes para determinada região. Algumas obras já foram concluídas, outras estão em execução e outras estão em fase de projeto.