Com o tema “Os gritos das juventudes: o acesso aos direitos frente à pluralidade de vivências juvenis”, a Prefeitura de Contagem se prepara para a 6ª Conferência Municipal de Juventudes, um espaço deliberativo para falar sobre os desafios dessa etapa de vida e propor soluções para a garantia de direitos.
A conferência acontecerá no dia 16 de setembro, das 8h às 20h, no CEU das Artes (rua Magnólia, 100, bairro Arvoredo). Serão pautados temas em seis eixos: Direito à Participação Social; Diversidade e Igualdade; Direito à Educação e à Comunicação; Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda; Direito à Saúde Integral; Direito à Cultura, Lazer e Meio Ambiente e Direito à Cidade, Segurança Pública e Acesso à Justiça.
A Conferência Municipal de Juventudes é uma forma importante de luta pela garantia dos direitos dos jovens, uma vez que é um espaço deliberativo, onde serão discutidas propostas e soluções para a garantia de direitos. Ela ocorre de quatro em quatro anos, com a participação de jovens, movimentos sociais juvenis, sindicatos, instituições ligadas a este público, além de profissionais e representantes do governo.
Pré-Conferências
Como fase preparatória, antes da conferência, o Conselho Municipal de Juventude e a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, realizam as pré-conferências. O objetivo é promover encontros em algumas regionais e espaços diversos da cidade, para elaboração e debate de propostas que serão discutidas e votadas pelos delegados ao final da 6ª Conferência. O jovem que quiser representar sua regional na conferência, pode apresentar sua candidatura a delegado durante o encontro da pré-conferência.
Confira as datas: