A Prefeitura de Contagem está investindo em mais uma iniciativa que visa promover a inclusão e o bem-estar das pessoas com deficiência (PCDs): o Projeto “Sem Limites”. Os interessados podem se inscrever aqui até o dia 26 de agosto.
O núcleo de paradesporto, conduzido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, tem como objetivo central garantir o acesso às modalidades de voleibol sentado, bocha, futebol e dança sobre rodas. Além disso, busca desenvolver competências, capacidades e valores que contribuam para o bem-estar e para a formação dos participantes a partir dos 12 anos. As aulas, ministradas por professores de educação física, serão oferecidas gratuitamente e cada participante participará, pelo menos, de duas aulas semanais.
As atividades serão realizadas no Espaço Céu das Artes, situado na Rua Magnólia, 100, no bairro Arvoredo. Com infraestrutura adequada e acessível, o espaço se tornará o cenário perfeito para as práticas esportivas e o desenvolvimento dos participantes. "Vejo como um grande avanço a atitude da Prefeitura de Contagem, que demonstra um comprometimento com a inclusão e o bem-estar da pessoa com deficiência por meio de iniciativas como esta. Acreditamos que um ambiente acessível é fundamental para garantir a participação de todos os envolvidos e estamos felizes em oferecer um espaço que atenda às necessidades dos participantes, promovendo a inclusão de maneira efetiva", enfatizou a coordenadora do projeto, Raquel Torres.
O subsecretário de Esportes e Lazer, Rafael Rezende, falou sobre o compromisso da administração municipal em fortalecer a inclusão e fomentar o desenvolvimento de atividades esportivas inclusivas em Contagem: "Entendemos que promover a prática esportiva para todos os públicos envolve a questão da democratização do acesso ao esporte de qualidade como um dos nossos principais objetivos. Estamos comprometidos em proporcionar oportunidades igualitárias e transformadoras, promovendo uma Contagem mais inclusiva e vibrante".
O projeto é o resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Contagem, por meio das Secretarias de Esportes e Lazer e Direitos Humanos e Cidadania, e a Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese).