A Prefeitura de Contagem dá continuidade ao compromisso de garantir espaços públicos de lazer e prática de esportes de qualidade à população e deu início a reforma na parte externa do Ginásio Poliesportivo do Riacho. Esta é só a primeira fase do projeto que visa requalificar todo o parque da Pedreira do Riacho, incluindo o ginásio, o Campo do Vila Nova, e o Mirante da Pedreira.
Desde sua reinauguração, no ano de 2008, o Poliesportivo do Riacho recebe disputas nas mais diversas modalidades, como futsal, voleibol, tênis de mesa, judô, basquete, entre outras, e é palco de grandes eventos nacionais e internacionais. Tendo em vista a relevância que o local representa para a cidade de Contagem, foi necessário promover a requalificação de todo o entorno, na esquina entre as ruas Rio Sena e Rio Paraopeba, no bairro Riacho das Pedras.
De acordo com o subsecretário de Obras e Manutenção, Jaci Cota, esta primeira fase envolve a reforma do passeio, que receberá rampas de acessibilidade e piso podotátil, canteiro e implantação de rede de drenagem, além de paisagismo e a construção de bancos”. “A previsão é que a obra termine em novembro. As intervenções vão promover qualidade, acessibilidade e segurança no entorno do poliesportivo”.
A moradora do bairro Riacho das Pedras, Márcia Ferreira, está ansiosa para o fim das obras. “Acredito que os moradores aguardam por isso, o futuro complexo vai representar uma melhora imensa aqui para a região”.
A segunda etapa, que está em fase de licitação, trata-se da criação do parque da Pedreira do Riacho. Segundo o administrador da Regional Riacho, José Rodrigues, o local vai integrar o Ginásio Poliesportivo do Riacho, totalmente reformado; o Campo do Vila Nova, com gramado sintético; e o Mirante da Pedreira do Riacho, com estrutura para receber visitantes com segurança. O projeto também inclui a implantação de uma nova pista de caminhada no entorno do campo. “Estamos trabalhando para oferecer mais opções de lazer e para a prática esportiva da população, o que proporciona mais bem-estar e qualidade de vida”.