09 AGO 2023
AGENDA CULTURAL
COMUNICAÇÃO
CULTURA
“Contagem Geek”: em setembro, Contagem terá a 2ª edição do festival, no parque Fernão Dias
Foto: Luci Sallum/PMC

Os entusiastas de animes e cultura k-pop terão um encontro marcado, dia 2 de setembro, na 2ª edição do Contagem Geek, o maior festival dedicado a este público na cidade. O evento, promovido pela Prefeitura de Contagem, voltará a acontecer no parque Fernão Dias, entre 10h e 17h, mesmo lugar que em 2022 mobilizou mais de 6 mil pessoas. A edição deste ano promete superar as expectativas, trazendo uma série de novidades e atrações especiais.

O Contagem Geek é uma iniciativa da Secretaria de Comunicação de Contagem, com o objetivo de celebrar e proporcionar um espaço de diversão e interação para os fãs.

Segundo um dos idealizadores do festival, o jornalista Yuri Soares, o desejo de criar um evento desta natureza, voltado para o público jovem, surgiu ainda na juventude, quando percebeu a grande demanda por estes eventos na cidade. Até então, era necessário ir até Belo Horizonte para participar de encontros semelhantes.

"O sucesso da primeira edição e, mais recentemente, o esquenta, na Estação Juventude, reafirmam o desejo dos jovens por mais eventos de cultura pop em Contagem. Agora não precisamos mais ir a BH para participar desses eventos. Com o Contagem Geek, isso mudou, pois foi criado justamente para atender às demandas do seu público", afirmou.

Yuri acrescentou que este ano a expectativa é que o Contagem Geek 2023 atraia um público maior do que a edição de 2022, batendo o recorde de público no parque desde a sua reabertura, em 2021. O sucesso do festival reflete o crescimento da cultura geek no mundo.

"Vale ressaltar que esta cultura faz parte de uma globalização quanto ao tempo, numa indústria de bilhões de dólares, gerando empregos, renda e muita produção cultural com diversas referências presentes no nosso cotidiano", declarou Yuri.

Em 2023 haverá diversas novidades, como lounges e espaços para fotos, onde os participantes poderão relaxar, aproveitar áreas de convívio, fazer novas conexões e tirar fotos incríveis para recordar o dia. Às crianças, um espaço kids promoverá a diversão. Àqueles que desejarem levar uma lembrança para casa, os expositores também terão diversos itens para serem colecionados.

Trilhas sonoras de animes serão protagonizadas pela banda J-Kai. Em outro palco o foco será ocupado por Random Play Dance e RPG.

E vai ter mais!

O evento contará com duas praças de alimentação, oferecendo uma ampla variedade de opções culinárias, com opções brasileiras e japonesas. A praça “Brasil” terá as tradicionais barracas da Economia Solidária, enquanto a praça “Japão” oferecerá aos visitantes uma deliciosa comida oriental.

Também haverá uma oficina de Kenjutsu, técnica marcial que envolve o combate com espadas, originada no Japão feudal por samurais. Os interessados em artes marciais poderão aprender sobre os fundamentos dessa antiga arte japonesa de manejo da espada.

Concurso de cosplay e dança k-pop também estão na programação. Os participantes terão a oportunidade de mostrar sua criatividade, habilidades de interpretação e dança. Os vencedores de cada categoria serão premiados. As inscrições para o concurso estarão abertas a partir de sexta-feira (11/8), no site da Prefeitura.

Vai ter surpresa!

Os organizadores do evento prepararam uma surpresa para o público. A atração principal é uma personalidade bastante conhecida do meio geek e será revelada por meio de charadas nas redes sociais da Prefeitura.

Para finalizar, a cosplayer e também idealizadora do Contagem Geek, Kathleen Neiva, ressaltou que a data será marcante para quem estiver no local.

"Este ano, o evento terá duas horas a mais do que a edição passada, justamente para que as pessoas possam aproveitar mais, tirar muitas fotos e, principalmente, se divertir. Tenho certeza de que todos vão adorar esta edição e podem esperar um parque mais bonito e colorido, cheio de atrações, com premiações, ou seja, algo muito maior do que em 2022", declarou.

Não fique de fora, vista seu cosplay, traga sua família e amigos e venha participar desta grande festa!

Autor: Repórter: Milla Silva / Edição: João Cavalcanti