A manhã da sexta-feira, 14 de julho, foi marcada pela alegria da população do bairro Cândida Ferreira, na região do Ressaca, onde a prefeita Marília Campos assinou a Ordem de Serviço para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no local. A nova UBS será construída na Alameda dos Rodoviários, nº 300 e trará mais acessibilidade, conforto e atendimento humanizado aos usuários. A futura unidade é considerada porte três, ou seja, vai comportar três equipes de saúde da família, sendo referenciada para 12 mil usuários. O equipamento contará com 13 consultórios médicos, duas equipes de odontologia, ponto de coleta de exames laboratoriais, curativos, grupos operativos de promoção à saúde, sala de vacina, procedimentos, Eletrocardiograma (ECG), e equipe multiprofissional. “O que a gente vai fazer aqui é, de fato, dar uma condição melhor de atendimento para os trabalhadores e, com isso, melhorar a qualidade da assistência que é prestada, pois um equipamento que fica mais perto da moradia das pessoas obviamente vai promover melhores condições para a população.”, pontuou o secretário municipal de saúde, Fabrício Simões.
Para a conselheira municipal de Saúde da região, Ismênia Aparecida, a construção da UBS é uma conquista que é fruto de uma reivindicação antiga da comunidade. “É uma satisfação muito grande estar aqui nesse momento, a gente sabe que a saúde é o nosso bem maior. Então é motivo de muita alegria, não só a minha, mas a de todos os moradores.”, afirmou.
Maria de Freitas, moradora do bairro, celebrou a conquista da nova UBS para o bairro. “Estamos muito felizes, porque antes nós tínhamos que ir lá no Arpoador, um outro bairro, para fazer as consultas e em breve, se Deus quiser, a gente vai poder consultar perto de casa”, disse.
A prefeita explicou que a execução da obra está sendo realizada com o recurso de uma contrapartida da Construtora MRV, com investimento de cerca de R$ 2,6 milhões. “Com isto, o nosso governo consolida uma visão de que os empreendimentos imobiliários têm que absorver o impacto, especialmente nas áreas de mobilidade, saúde e educação.” disse
O diretor executivo de Relações Institucionais da MRV, Rafael Lafetá, parabenizou a gestão municipal pelo empenho com a saúde da população, destacando que saúde começa com o próprio cuidado no dia a dia. “Isso aqui vai ser apoio para quando acontecer uma vacina ou um curativo, mas a saúde começa em casa e cada um de nós é responsável por ela. Estamos muito felizes em fazer parte desse momento, “ destacou.
A chefe do executivo afirmou também que a Prefeitura de Contagem está fazendo outros investimentos na área da saúde para que os contagenses tenham uma assistência melhor a cada dia. “Estamos muito felizes e em breve vamos anunciar outros investimentos que, com certeza, vão promover uma grande revolução na rede de saúde do município”, finalizou.
O local onde será instalada a nova UBS está em fase de limpeza e supressão da vegetação. A previsão é que as obras sejam iniciadas em setembro deste ano e concluídas em junho de 2024.
Galeria de Fotos: Janine Moraes/PMC