10 JUL 2023
SERVIÇO
Prefeitura alerta sobre o aumento de queimadas domésticas e florestais no inverno
Foto: equipe Semad/PMC
De junho a setembro, o clima fica mais seco e população deve redobrar os cuidados

O inverno chegou e é preciso ficar atento aos problemas ocasionados pela combinação das baixas temperaturas com tempo seco. Um dos problemas que acontecem nessa estação, que tem como característica o clima mais seco, é o aumento da incidência de queimadas urbanas e florestais, e estas, por sua vez, contribuem para a maior poluição do ar, causando impactos negativos tanto para o ecossistema quanto para a saúde humana.

O clima seco cria condições favoráveis para a propagação de fogo e aumenta o risco de incêndios florestais e queimadas descontroladas. Considerados um dos maiores problemas ambientais da atualidade, as queimadas afetam diferentes regiões do mundo. Esses incêndios podem ser provocados pela própria natureza ou pelo ser humano, sendo na maioria das vezes não controlados e trazendo consequências que podem ser duradouras.

Conforme a Lei Federal de Crimes Ambientais (lei n.º 9605/1998), colocar fogo no quintal, mesmo que em área privada, é considerado crime, previsto no art. 54. A punição prevista é multa e reclusão de dois a quatro anos, reforçada pelo art. 71, da lei complementar 188/2014 (municipal), que prevê multa específica para queima de resíduos, de R$ 2.600,00 por infração.

Segundo a diretora de arborização da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Erika Pacheco, as queimadas provocam redução da fertilidade do solo, porque o fogo altera os atributos físicos e químicos da terra, podendo eliminar microrganismos responsáveis pela mudança e decomposição da matéria orgânica e pelo aproveitamento dos nutrientes pelo solo.

“Quando acontece uma queimada numa área verde, num jardim ou até mesmo em um quintal, temos uma diminuição da atividade biológica nesse local, o que causa perda de nutrientes e alteração do pH do solo; perda de biodiversidade, desaparecimento de espécies de animais e plantas que dependem desses ecossistemas para sobreviver. Além de diminuir a capacidade de absorção de água do solo, provocando seu ressecamento, podendo levar à desertificação”, explicou.

Ecopontos

Mas o que fazer, então, para se livrar de restos de poda e capina, resíduos sem utilidade e outros materiais descartáveis? Em Contagem, a Prefeitura mantém 24 ecopontos (listagem abaixo), localizados nas oito regiões, destinados ao descarte correto de restos de podas, pneus, móveis velhos e outros materiais que, se acondicionados incorretamente, podem provocar ou potencializar um incêndio.

Além do descarte correto de resíduos, outras medidas devem ser tomadas pela população para fortalecer o combate aos incêndios e queimadas, garantindo a preservação dos ecossistemas.

Entre elas estão: não queimar o lixo doméstico; remover folhas secas; descartar pontas de cigarros ou fósforos já apagados; implantar aceiros rurais (faixa de terra sem vegetação nenhuma, nos limites das propriedades); manter os terrenos e áreas limpos; não soltar balões e acender fogueiras.

Erika Pacheco ressaltou, também, que as queimadas contribuem para o aumento da poluição atmosférica, alterando a qualidade do ar e que a fumaça torna o tráfego de veículos perigoso, pois os veículos se tornam menos visíveis, podendo causar acidentes; além de intensificar as emissões de gases do efeito estufa, que contribuem para o aquecimento global e as mudanças climáticas. “As áreas verdes desempenham um papel crucial na absorção do dióxido de carbono e na regulação do clima”, explicou.

Danos à saúde

Ainda de acordo com Érika Pacheco, é essencial que a população tenha conhecimento sobre os prejuízos que os incêndios florestais e a queima inadequada de resíduos podem causar ao meio ambiente e à própria saúde.

As queimadas possuem efeitos nocivos à saúde humana, já que a fumaça liberada durante elas, contém vários elementos tóxicos que podem agravar algumas doenças respiratórias como asma, bronquite, sinusite, rinite, conjuntivite, nariz entupido, falta de ar, entre outras.

“Quando inalamos essas substâncias que vêm pelo ar, elas vão direto para o nosso sistema respiratório, causando sérios problemas de saúde, principalmente para pessoas que já apresentam algum tipo de doença respiratória”, explicou a diretora.

Para minimizar os prejuízos causados pelas queimadas, é essencial que a população adote medidas preventivas, como políticas de combate aos incêndios, mas principalmente se  conscientize sobre as práticas sustentáveis de manejo do fogo, minimizando seus impactos negativos.

Quem presenciar incêndios e queimadas deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros. Para denunciar queimadas criminosas, pode entrar em contato com a Semad, no e-mail semad.gabinete@contagem.mg.gov.br. A secretaria realizará vistorias para averiguar as denúncias e aplicar multas, caso necessário.

Confira a lista dos Ecopontos:

Vargem das Flores

R. São Miguel - Estaleiro l