Uma importante intervenção de contenção de encosta na Via Expressa, divisa da região Sede com o Petrolândia, foi iniciada nesta semana. A ação é um pedido da população e vai garantir que a cidade enfrente os próximos períodos de chuva com mais segurança e tranquilidade.
O obra irá recompor a erosão do talude que fica no viaduto da rua Renato Azeredo, sob a Via Expressa Francisco Cleuton Lopes, no encontro com a rua João Venâncio Ferreira, na altura do bairro Canadá, na Sede. A intervenção inclui a construção de um aterro de rampa, responsável por reduzir o percurso da água no talude (barranco) e a implantação de rede de drenagem. Na parte baixa do talude, na margem da Via Expressa, um muro de contenção será erguido para conter o aterro.
Com a intervenção concluída, a incidência de erosões no talude será eliminada. Além disso, o risco de acidentes que poderiam ser provocados pela movimentação da terra serão significativamente reduzidos.
A previsão é que em 90 dias a obra seja concluída. O investimento feito pela Prefeitura é de cerca de R$ 2,5 milhões. Enquanto os serviços forem realizados, o acostamento no trecho da Via Expressa abaixo do viaduto estará fechado e a velocidade máxima permitida para os condutores será de 40km/h.
Ressalta-se que, desde 2021, a Prefeitura monitorou a área e realizou diversas intervenções paliativas para dar mais segurança ao transeunte e evitar que a via fosse interditada por completo.