A Prefeitura de Contagem movimentou as regiões administrativas no mês de junho, com o processo para eleição dos Conselhos Regionais. O engajamento dos moradores foi destaque em todas as plenárias, comprovando que a administração de Contagem abraçou a participação popular como instrumento de gestão, buscando um governo mais democrático e melhorias para a cidade.
O servidor da Secretaria de Governo (Segov) responsável pelas eleições no Riacho, Flávio Henrique Gomes, ressaltou a adesão das pessoas nas reuniões. “O processo como um todo já reuniu cerca de 8.000 cidadãos em toda a cidade, isso mostra o sucesso que o conselho adquiriu no município. Aqui no Riacho tenho percebido pessoas muito interessadas e participativas”.
A Regional Riacho encerrou as votações na última semana (28 e 29/7), movimentando mais de mil pessoas, com destaque para as plenárias da Microrregião 6 (Monte Castelo, Colúmbia e Riacho III) e do Coletivo de Mulheres, que reuniram, aproximadamente, 330 e 150 munícipes, respectivamente.
Candidata pelo Coletivo Mulheres, Carmem de Brito, é moradora do Riacho há 34 anos e busca estar próxima ao governo sempre que possível. “Nós mulheres temos que ocupar, de forma consciente, os espaços de participação popular que nos são dados. Eu reuni vizinhos, amigos e familiares para estarem presentes na votação e exercerem seus direitos”.
Quem também esteve presente na eleição do coletivo mulheres foi a ex-conselheira Juliana Rezende, ela ressaltou a sua participação durante os últimos dois anos. “Acho o Conselho Regional uma ferramenta muito positiva, principalmente porque por meio dele tive um contato próximo com a Prefeitura para realizar minhas reivindicações”.
O administrador da Regional Riacho, José Rodrigues, destacou a tranquilidade do processo. “As reuniões seguiram de forma organizada, do início ao fim. Os conselheiros eleitos farão parte das decisões tomadas aqui na regional garantindo a participação popular”.